Conferência discute desafios da Cultura em Florianópolis
28/05/2013
Falta modelo urbanístico para cidades, diz o arquiteto Dalmo Vieira Filho
28/05/2013

Florianópolis sedia evento sobre cidades inteligentes

Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), da Finlândia e de Portugal estarão em Florianópolis, no dia 04 de junho, para apresentar como a inovação pode transformar os locais onde as pessoas moram, trabalham e convivem. Eles participam do seminário Cidades Inteligentes, Cidades do Futuro, que será gratuito e aberto ao público. O Seminário é uma realização da Prefeitura de Florianópolis, do Laboratório Internacional Multi-Institucional – ÁgoraLab e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) de Santa Catarina.
Mobilidade urbana, acesso a serviços, qualidade de vida e integração cultural e social estão entre os temas que serão debatidos no evento. Referências internacionais em suas áreas de pesquisa, os palestrantes do Seminário irão apresentar o estado da arte em experiências de cidades humanas e inteligentes pelo mundo. A proposta desse conceito é enfatizar a participação das pessoas no enfretamento dos grandes desafios e na proposta de soluções.
De acordo com a ONU, em 2050, a população que vive em cidades irá crescer 86% em países desenvolvidos e 64% em emergentes. Essa previsão alerta para como as cidades irão enfrentar desafios como sustentabilidade energética, mudanças climáticas, novas dinâmicas demográficas, instabilidades financeiras, problemas de saúde e do envelhecimento, além do fornecimento de água potável e de alimentos.
O crescimento da população urbana também aponta para a necessidade das cidades se prepararem para a transformação do comportamento das pessoas, a participação em massa dos cidadãos, além da transparência e confiança no sistema político e na administração pública. Muitas cidades já conseguiram superar esses desafios com a adoção de soluções criativas e inovadoras. Algumas dessas experiências serão apresentadas no seminário Cidades Inteligentes, Cidades do Futuro.
Um dos palestrantes do Seminário é o diretor do grupo de pesquisa Changing Places, do Media Lab. do MIT, Kent Larson. Ele é referência em pesquisas sobre arquitetura, design urbano e sistemas de mobilidade. Entre os projetos desenvolvidos por Larson está o Hiriko, um veículo inteligente que ocupa 1/3 do tamanho de um veículo comum, é elétrico e dobrável. Outro palestrante referência em inovação é o brasileiro Eduardo Moreira da Costa, diretor geral do Ágora Lab, ex-diretor da FINEP e do CNPq.
Confira as palestras do seminário:
ÁgoraLab e as cidades inteligentes humanas – Prof.Dr. Eduardo Moreira da Costa (Diretor Geral ÁgoraLab)
Oito fatores para um Cidade Resiliente – Prof.Dr. Kent Larson (Diretor Changing Places, MIT Media Lab, EUA)
Cidade flexível: o caso de Helsinque– Prof.Dr. Jarmo Suominen (Aalto University, Finlandia)
Mobilidade sob demanda – Dr. Praveen Subramani (MIT Media Lab, EUA)
Projetos de Cidades Inteligentes na Europa – Prof.Dr. Álvaro Oliveira (presidente Alfamicro, Portugal)
Serviço
O que: Seminário Cidades Inteligentes, Cidades do Futuro
Quando: 04 de junho, 14h30
Onde: Auditório Fecomércio, Rua Felipe Schmidt 785 – Centro – Florianópolis
Inscrições: O evento é gratuito. Inscrições aqui.
Saiba mais sobre os palestrantes:
KENT LARSON
Kent Larson dirige atualmente o MIT Media Lab’s Changing Places group e desde 1998 é o diretor do MIT House_n research consortium na School of Architecture and Planning. Ele trabalhou com arquitetura em Nova Iorque por 15 anos e escreveu diversas publicações voltadas ao tema. Suas pesquisas atuais estão voltadas em três áreas interligadas: habitação urbana flexível, tecnologia pervasiva e experimentos de fatores humanos (living labs).
PRAVEEN RUSTAM SUBRAMANI
Praveen Rustam Subramani é pesquisador membro do grupo Changing Places do MIT Media Lab, focado no desenvolvimento de tecnologias para baterias elétricas, redes de energia, e infraestrutura urbana para sistemas de veículos elétricos. Possui título de bacharel e mestrado em engenharia elétrica e design urbano, pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Atualmente frequenta a Fulbright Scholar at the Design School of the Universidad Adolfo Ibanez, em Santiago, no Chile e está trabalhando com estudos de viabilidade em mobilidade urbana focada em veículos elétricos e energias renováveis na América Latina.
JARMO SUOMINEN
Desde 1999, Jarmo Suominen vem trabalhando como cientista no MIT Media Lab e como professor do Departamento de Arquitetura. Professor Suominen é especialista em estratégias de customização em massa e gerenciamento de experiência do cliente. Ele é diretor do the Future Home Institute at the Aalto University in School of Art & Design e o proprietário e consultor principal da Suominen Consulting e o proprietário do Suominen Architects Ltd. Ele já ganhou inúmeros prêmios em concursos de arquitetura na Finlândia e na Europa, tendo realizado várias exposições de arte na Europa.
ÁLVARO DUARTE DE OLIVEIRA
Atualmente, Álvaro Duarte de Oliveira é professor na Universidade de Aalto em Helsinque. Possui graduação em engenharia eletrônica (1967) pelo IST e ostenta os títulos de mestrado (1975) e doutorado (1979) em engenharia pela the University College of London. Durante dez anos foi professor acadêmico (Londres, Lisboa e Lourenço Marques), trabalhou e foi consultor de grandes empresas na área de TI, pelo período de oito anos foi conselheiro do Ministro português da Indústria e Energia e é membro fundador da Rede Europeia de Living Labs, onde presidiu por dois mandatos.
EDUARDO MOREIRA DA COSTA
Atualmente, Eduardo Costa é professor em tempo parcial da UFSC no Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento e dá aulas de Finanças para Empreendedores na PUC-Rio, além de fazer parte do Leadership Team do ÁgoraLab. Possui mestrado em Ciências da Computação – UFMG (1976) e doutorado em Eletrônica – University of Southampton (1981). Foi Diretor de Inovação da FINEP (2007-2010), Diretor de Programas Especiais do CNPq (1993-1997) e criador de políticas públicas de grande impacto como os Programas SOFTEX, PRIME, JURO ZERO, 14bis, entre outros.
(PMF, 27/05/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *