Museus administrados pela Fundação Catarinense de Cultura participam da 11ª Semana de Museus
15/05/2013
Polícia Ambiental terá tecnologia em terra e no mar para fiscalizar pesca da tainha em SC
15/05/2013

Estudo aponta redução de tainhas

No dia em que a Região Sul do país dá a largada para a safra de tainha, um estudo que monitorou a espécie por uma década alerta: há menos peixes no mar.

A informação, que até então não passava de uma mera suspeita dos pescadores, foi confirmada há poucos dias por um grupo de pesquisadores de quatro universidades, entre elas a Univali, que formam o Projeto Tainha.

A pesquisa aponta que a natureza não está conseguindo repor a quantidade do peixe retirada do mar pela pesca. O motivo ainda é desconhecido. Segundo o coordenador do estudo em Santa Catarina, Paulo Ricardo Schwingel, existem apenas duas causas que poderiam explicar o sumiço das tainhas: a mortandade pela pesca e pela amostra natural. A questão faz parte de uma segunda etapa, já iniciada e que deve apresentar resultado em 2014.

Temerosos depois de uma das piores safras dos últimos 10 anos, os pescadores artesanais começam a temporada de 2013 com baixas expectativas. Já a partir de hoje, eles esperam capturar do mar ao menos o dobro de tainhas do ano passado – o que representa apenas 800 toneladas do peixe e também é um volume considerado baixo, em consideração as 2,1 mil toneladas pescadas em 2007.

(DC, 15/05/2013)

“Vamos acompanhar a migração”

Entrevista com Paulo Schwingel – Coordenador da pesquisa em SC. Estudo sobre o peixe será apresentado, pela primeira vez no Brasil, no 4º Congresso de Biologia Marinha

Diário Catarinense – O que se pode fazer para inverter essa situação?

Paulo Schwingel – Por enquanto nada. Precisamos de duas ou três safras ruins para dar o sinal de alerta.

DC – O que falta descobrir?

Schwingel – Há muitas coisas sobre a tainha ainda desconhecidas. O que tem causado a redução da espécie no mar, por exemplo. Outra é até onde ela vai e o caminho que faz para retornar.

DC – Quais os próximos passos?

Schwingel – Ainda este ano, um segundo projeto deve sair do papel, a Rede de Rastreamento de Animais Oceânicos. Iremos marcar algumas tainhas com sensor para acompanhar detalhes da migração da espécie.

(DC, 15/05/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *