Alça de contorno: a revolta dos prefeitos
13/05/2013
Associação Praia Brava participa de reunião da FloripAmanhã
14/05/2013

David Ronce expõe desenhos e pinturas abstratas pela primeira vez no Brasil

O artista David Ronce mostra pela primeira vez seu trabalho na Capital catarinense. O americano radicado em Florianópolis irá expor desenhos em nanquim e pinturas em papel e em tela na sala de exposição da NACASA – Coletivo Artístico. A abertura da mostra será no dia 17 de maio, às 20h.

Seus desenhos e pinturas abstratas são resultado de um processo criativo bem peculiar. Nas pinturas em tela e em papel, Ronce usa lápis e tintas, e pinta com as mãos e objetos pontiagudos que lhe sirvam para marcar a superfície. “Uso tudo que for válido, menos pincel”, afirma.

Com muitas camadas, o abstrato de cada pintura revela texturas e combinações inusitadas de cores, hora mais vibrantes, hora mais agressivas, escuras. A obra final, conforme o artista, não é planejada. “É tudo muito espontâneo. As escolhas acontecem muito rapidamente e reconheço que mudam a todo instante”, relata Ronce.

Na hora de produzir, escuta música. Jazz e rock and roll estão entre os seus ritmos preferidos. As melodias lhe trazem energia, que na tela e no papel se traduz em cor e movimento. “Eu me movo como se fosse uma dança”, diz. Já os desenhos, assim como as pinturas, são fruto de um trabalho diário e contínuo. Produz em média dois por dia, usando canetas-tinteiros de diferentes diâmetros. A criação se dá de forma intuitiva, enfatiza ele.

Segundo a artista plástica Meg Tomio Roussenq, que assina a curadoria junto ao próprio artista, a exposição mostrará parte da produção de Ronce desde sua chegada no Brasil, em novembro de 2012. “Neste período ele fala deste self em adaptação, com uma cultura diferente da sua. Enfim, emoções de reconhecimento deste novo lugar habitam seus espaços na pintura”, observou.

David Ronce, além de expor no espaço NACASA, irá ministrar workshop sobre pintura expressionista abstrata e desenho no próximo dia 25/5, das 14h às 17h. Inscrições pelo telefone (48)9176-5666. As vagas são limitadas.

Serviço

O quê: Abertura da exposição de desenhos e pinturas abstratas de David Ronce

Quando: 17/5, 20 horas; 18 a 28/5, 9h às 12h/ 14h às 18h (visitação)
Onde: NACASA– Coletivo Artístico, rua José Francisco Dias Areias, 359, Trindade

Quanto: Gratuito

(Floripa News, 13/05/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *