Celesc deverá comprovar reversão de danos causados por vazamento de óleo no Sul da Ilha
28/05/2013
Florianópolis sedia evento sobre cidades inteligentes
28/05/2013

Conferência discute desafios da Cultura em Florianópolis

Uma política de Estado para a Cultura e os desafios do Sistema Nacional de Cultura na organização da gestão em todos os níveis são temas em pauta na 4ª Conferência Municipal de Cultura de Florianópolis. Convocado pelo prefeito Cesar Souza Júnior, o encontro acontece de 3 a 5 de junho, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, na Trindade, e vai contar com a presença da Secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão, que fará palestra na segunda-feira (3).

Com o mote “Cultura Agora”, a reunião em Florianópolis integra etapa preparatória para as conferências estadual e nacional. Aberto à participação pública mediante inscrição, o encontro é organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis (CMPCF). As inscrições podem ser feitas on-line pelo sítio e blog das entidades, ou ainda de forma presencial, no dia da abertura, a partir das 13h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3324-1415.

Diálogo e estratégias

O objetivo dos organizadores é avançar na gestão cultural e na execução de metas do Plano Municipal de Cultura, alinhadas com as diretrizes nacionais. “Queremos um encontro propositivo para compartilhar ideias e estratégias que fortaleçam, valorizem e reconheçam a importância da Cultura para o desenvolvimento sustentável da cidade”, destaca o superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Luiz Moukarzel.

A 4ª Conferência Municipal de Cultura propõe um debate com enfoque nacional e local em quatro eixos: Implementação do Sistema Nacional de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; e Cultura e Desenvolvimento. Entre os temas em pauta estão aspectos de identidade, memória, produção simbólica, cidadania, participação social, povos indígenas e comunidades tradicionais, gestão, proteção e salvaguarda, além de fortalecimento e formação de fóruns e redes em prol da Cultura.

Durante o encontro será apresentado um histórico das conferências anteriores, com avaliação dos avanços e resultados obtidos desde a primeira mobilização, em 2005, e das perspectivas futuras. A explanação será feita pela diretora de Artes da Fundação Franklin Cascaes, Marta Cesar, que foi a primeira presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis, no período 2010-2012. Também serão eleitos os delegados municipais para a Conferência Estadual de Cultura e os representantes da Sociedade Civil para ocupar vacâncias na composição do CMPCF, no período 2013-2014.

Serviço

O Quê: 4ª Conferência Municipal de Cultura de Florianópolis
Quando: 3 a 5 de junho de 2013
Onde: Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, Rua Roberto Sampaio Gonzaga s/n° – Campus da Trindade, (48) 3721-9569 / 3721-9559
Quanto: gratuito
Inscrições: Clique Aqui ou acesse o blog do CMPCF

(PMF, 27/05/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *