Pesca ilegal é flagrada em dia que cardume de tainhas se aproxima da costa
13/05/2013
Pontes da capital sob risco de colapso
13/05/2013

Comissão estuda quem vai passar pela ponte Hercílio Luz

Só mesmo um colosso de aço, como era conhecida a ponte em sua inauguração em 1926, poderia aguentar tanto tempo à espera da revitalização. A interdição para carros devido aos defeitos nos cabos foi há 31 anos. Com a restauração pronta em 2014, os automóveis voltarão a passar sobre a Hercílio Luz em julho do ano que vem, estima o governo do Estado.
Um seminário realizado hoje na sede da Associação Catarinense de Engenharia (ACE), em Coqueiros, discutirá o sistema viário no entorno e os tipos de veículos que poderão atravessar a ligação. Após um café da manhã com um bolo no formato da ponte, governo do Estado e prefeitura vão falar sobre o uso. A ideia é abrir o trânsito para carros de segunda a sábado para diluir o tráfego das Pontes Pedro Ivo e Colombo Salles. São 178 mil veículos por dia. A antiga travessia poderá receber 20% do fluxo.
A comissão formada por governo e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entrega o estudo conceito do sistema viário em 60 dias, para ser feito o projeto.
(DC, 13/05/2013)
A senhora dos olhos de SC
Está comprovado. Pela terceira vez consecutiva, a Ponte Hercílio Luz é o cartão-postal de Santa Catarina. A confirmação foi apontada por habitantes do Estado em uma pesquisa do Instituto Mapa, realizada nas 25 cidades com maior índice de potencial de consumo.
Mil pessoas participaram do estudo e 36% delas remeteram o título à antiga ponte da Capital. A primeira ligação da região continental de Florianópolis com a Ilha de Santa Catarina completa hoje 87 anos de existência.
A pesquisa foi realizada em abril deste ano, com as entrevistas divididas em todas as regiões do Estado. Nas citações espontâneas, a cidade de Florianópolis ficou com a segunda posição (7%) e, em terceiro lugar, (5%) foi mais indicada a Serra do Rio do Rastro, na Serra catarinense.
O resultado do levantamento confirma também outros estudos do instituto divulgados em 2008 e 2011, nos quais a ponte ocupava a liderança na categoria de paisagem símbolo dos catarinenses.
Segundo o diretor-presidente do Instituto Mapa, José Nazareno Vieira, a margem de erro da pesquisa é pequena. As entrevistas foram realizadas levando em conta o perfil do catarinense e o potencial das cidades.
A exuberância monumental da Hercílio Luz não é a única motivação dos entrevistados que a escolheram como o cartão-postal de Santa Catarina. De acordo com o doutor em sociologia e folclorista Nereu do Valle Pereira, 84 anos, as características pioneiras da construção tornaram a ponte um símbolo de admiração.
– Ela marcou a história dos catarinenses por ter possibilitado a ligação deles com sua Capital, até então isolada de todo o território estadual. Além disso, representou uma revolução no modo de construção. Pela primeira vez em todo o mundo, uma ponte pênsil foi sustentada por correntes de elos em ferro e não por cabos de aço. Até hoje, é uma das únicas mundialmente conhecida por esta inovação na engenharia. Por tudo isso, a Hercílio Luz foi e sempre será referência para os catarinenses – explica.
(DC, 13/05/2013)
Movimento coloca epitáfio na cabeceira da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis
Para marcar a passagem dos 87 anos da inauguração da Ponte Hercílio Luz, a primeira ligação da Ilha com o continente, integrantes do movimento SOS Ponte Hercílio Luz colocam na cabeceira insular da ponte um epitáfio. Segundo o coordenador do movimento, Luiz Gonzaga Galvão, a intenção é chamar a atenção do governo e também saber qual será o destino da “viúva negra” depois de restaurada.
O coordenador deseja ainda que a ponte, a única no mundo, já que uma das duas semelhantes caiu e outra foi fechada, seja considerada também patrimônio mundial. A Hercílio já tem o reconhecimento pelo município, estado e país.
— O pedido já foi feito e o processo está em andamento — disse Galvão.
Desde 1995 o movimento luta pela restauração e reabertura da ponte, tanto para o tráfego de veículos como de pedestres. Segundo Galvão, a ponte foi fechada em 1982, passou por uma restauração e foi reaberta em 1985. No entanto em 1991 foi fechada completamente.
Na manhã desta segunda-feira, dia 13, o grupo deve se reunir mais uma vez na cabeceira da ponte. O encontro inicia-se às 9h30min no Parque de Coqueiros, no Continente. Por volta das 10h30min, o grupo se reúne no Parque da Luz, na cabeceira da Ponte na Ilha.
Epitáfio
Aqui jaz a Hercílio Luz
A grande amiga, a bela
A majestosa, aquela
Que tinha pernas, braços
Troncos e peito de aço
Que era uma mulher forte
Vigorosa, segura, valente
Que nada temia
Nem mesmo a morte
A Hercílio Luz
Que se doou, se deu
Que de tanto amor
De tanto amar feneceu
De uma forma voraz
Aqui jaz!
Luiz Galvão – Movimento SOS Ponte Hercílio Luz
(ClicRBS, 12/05/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *