Uso de carro cresce 105% em 10 anos
10/05/2013
Países discutem instrumento legal para mitigação e adaptação dos efeitos das mudanças climáticas
13/05/2013

BNDES libera verba para projetos no trânsito da Grande Florianópolis

A insatisfação, perda de tempo e estresse enfrentados por milhares de pessoas para entrar e sair de Florianópolis são tamanhos que chegaram a Brasília. O BNDES abriu ontem uma chamada pública para interessados em um financiamento para elaborar projetos que melhorem o trânsito na Grande Florianópolis. O estudo servirá de base para um Plano Diretor de Mobilidade para a região.
Os pré-projetos podem ser entregues até 10 de junho e serão avaliados por técnicos do BNDES, representantes do governo do Estado e das prefeituras da região.
Os interessados no financiamento do BNDES precisam apresentar simulações de soluções que incluam novos meios de transporte, mais infraestrutura de transporte coletivo e respeitar a geografia e distribuição populacional das cidades da Grande Florianópolis. Os projetos apresentados ainda precisam ser viáveis e levar em conta os aspectos financeiros do negócio.
As diretrizes do BNDES vão na mesma direção que o trabalho coordenado pelo governo estadual. A fórmula se mostra adequada porque megaprojetos como túneis ou construção de novas pontes para ligar a ilha ao Continente são caros e, mesmo que saiam do papel, exigem anos para ficar prontos e muito mais tempo de sofrimento para os motoristas.
Frota na região teve crescimento de 167%
O texto de lançamento da linha de crédito aponta elevação no número de veículos como uma das causas para o nó no trânsito na região.
De acordo com o Detran, a soma das frotas de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu cresceu 167% desde 1997. O transporte público seria a alternativa mais eficaz, mas existem desafios consideráveis para resolver a situação.
Mas convencer as pessoas a deixar o carro em casa para ir de ônibus exige veículos confortáveis e maior número de linhas, para evitar a lotação nos horários de pico.
O preço também é uma barreira a ser derrubada. Mesmo com o cartão, a passagem sai por R$ 2,70, valor suficiente para rodar dezenas de quilômetros com uma moto.
Apesar de tantos desafios, a iniciativa vem em boa hora porque nas manhãs dos dias úteis, qualquer evento fora da normalidade faz a fila para entrar em Florianópolis tomar toda a Via Expressa e chega até o trecho da rodovia BR-101 que passa pelo município de São José.
E a perspectiva é de que o cenário piore. Levantamento do Deinfra realizado ano passado mostrou que 178 mil veículos passam pelas pontes a cada dia. O fluxo deve saltar para 300 mil em 2020, uma alta de 68,5%. No texto da chamada pública, o BNDES diz que o transporte na região está em iminente colapso.
(DC, 10/05/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *