Quem jogar lixo nas ruas de Florianópolis poderá levar multa de R$ 100
26/04/2013
Comissão do Parque Linear faz primeira reunião
26/04/2013

Projeto quer restringir circulação de caminhões em Florianópolis

Um projeto de lei apresentado pelo vereador Tiago Silva (PDT) busca melhorar o trânsito de Florianópolis nos horários de pico restringindo a circulação de caminhões e a carga e descarga em determinados horários. Se aprovado, a área com restrições será definida pelo poder executivo.
O projeto foi apresentado no dia 17 de abril. Segundo Tiago, ele terá dois meses para ser discutido. “Cidades grandes, como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba já têm restrições. Acredito que haverá um significativo impacto nos congestionamentos da Capital”, afirmou.
Os impedimentos vão ocorrer conforme o peso dos caminhões. Os que tiverem até sete toneladas de Peso Bruto Total (PBT), por exemplo, circularão livremente. Já as carretas, com PBT acima de 24 toneladas, só poderão trafegar entre 20h e 6h (veja detalhes no box).
A área será definida pelo Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf). Tiago imagina que as principais vias do Centro, as pontes, a Avenida Mauro Ramos, a Avenida Beira-Mar e a SC-401 estarão dentro da Zona de Restrição.
Os veículos poderão ter Autorização Especial de Trânsito (AET) para circular nos horários proibidos. Ela seria emitida pelo Ipuf.
O Notícias do Dia apurou que o assunto já é discutido entre a secretaria de Transportes e entidades representativas de lojistas e comerciários. Mas o secretário Valmir Humberto Piacentini e o secretário-adjunto Adriano José Mafra estavam em Brasília e não puderam comentar o assunto.
O que diz a lei:
Disciplina a circulação de veículos de carga e a operação de carga e descarga em Florianópolis
– Permitida para qualquer veículo com PBT de até 7 toneladas, com ou sem carga;
– Proibida para veículos com PBT entre 8 toneladas (caminhão Toco) e 24 toneladas (caminhão Truck), entre das 7h às 10h e entre 16h às 20h de segunda a sexta, exceto feriados;
– Permitida para veículos acima de 24 toneladas (carreta) das 20h às 6h;
– O poder executivo criará Zona de Restrição;
– Dependerão de Autorização Especial de Trânsito (AET) do Ipuf a circulação de veículos em horários não permitidos
(Floripa News, 25/04/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *