Maricultores do Sul da Ilha aceitam proposta do governo para indenização de equipamentos
18/04/2013
Capital debate desafios da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos
18/04/2013

Plano Diretor tem reunião agendada

Após três meses de promessas para a retomada das discussões comunitárias do Plano Diretor de Florianópolis, o Núcleo Gestor foi convocado pelo presidente do Instituto de Planejamento Urbano (Ipuf), Dalmo Vieira, para a primeira reunião do ano na quinta-feira da próxima semana.

O encontro será às 18h30min, no auditório da Casan, no Centro. O convite oficial foi realizado ontem, por e-mail, para os mais de 30 participantes do grupo.

Três especialistas do Ipuf estão dedicados a analisar o resultado das 1,4 mil audiências realizadas na primeira fase da discussão do Plano Diretor, pela compilação feita pelo instituto argentino Cepa, e o anteprojeto dos técnicos feito na gestão anterior. Agora o grupo gestor, formado por líderes comunitários e entidades como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/SC) e a Universidade Federal, vão retomar o debate do projeto, que deve receber reajustes.

A nova gestão do Ipuf garante que serão ouvidos os anseios das comunidades e levados em conta conceitos técnicos de urbanismo e mobilidade, diferentemente do que ocorreu na administração de Dário Berger, que suspendeu em 2009 a participação popular iniciada em 2006.

– Temos consciência de que a experiência do Núcleo Gestor foi traumática. Houve muitos desencontros na gestão anterior. Mas foi boa a receptividade das lideranças comunitárias no Seminário da Cidade, que fizemos no mês passado na Universidade Federal. Percebemos que as pessoas estão dispostas a retomar as discussões – afirma o diretor de Planejamento do Ipuf, Eduardo Castells.

Se a prefeitura chegou a estimar a entrega do projeto à Câmara dos Vereadores para agosto, atualmente Castells considera prematuro falar em cronograma antes da realização das primeiras reuniões do núcleo.

(DC, 17/04/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *