Semana Municipal do Livro infantil agita Florianópolis no mês de abril
01/04/2013
Fatma quer reabrir camping do Parque do Rio Vermelho, na Capital
01/04/2013

Judas da Paz vira brincadeira no Mercado Público de Florianópolis

O deputado Marco Feliciano, o projeto Ponta do Coral e o nome da ex-mulher de um trabalhador. Estes foram alguns escolhidos para o protesto do “Judas da Paz” ou da “Farra do Judas”, uma brincadeira realizada neste sábado de manhã, ao lado do Mercado Público, em Florianópolis. O boneco do apóstolo que traiu Cristo estava vestido com uma camiseta branca, onde as pessoas podiam anotar recados e reclamar.

Idealizada pelo manezinho Henrique Ortiga, conhecido como Kiko, em parceria com outros membros da “Confraria do Mercado” e ativistas pelos direitos dos animais, a brincadeira tem o objetivo de refletir sobre a paz. Isso porque ninguém malha o Judas ali.

A ideia, também, é ser um contraponto à Farra do Boi. “Antigamente, em Florianópolis, no sábado de Aleluia, em cada esquina havia um Judas malhado. Essa tradição se perdeu e a violência se transferiu para a Farra do Boi”, afirmou Kiko.

Quem entrou na brincadeira foi a aposentada Vanda Luz Paes, 68 anos. O Judas dela é a briga entre os torcedores de futebol. “Eu queria que todos os torcedores fossem mais unidos e não brigassem. Queria que fossem mais humanos”, escreveu. E ela sabe do que fala. Por 18 anos, atuou em campos de futebol, em São José. E viu muita confusão.

A chuva atrapalhou um pouco a brincadeira. Mas os breves momentos de sol na manhã desse sábado foram suficientes para a reflexão sobre violência, direitos humanos e dos animais e situação da cidade. Alguns anotavam recados, outros apenas liam as mensagens ou tiravam fotos.

(ND, 30/03/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *