Projeto do Programa Água e Educação Brasil é aprovado para receber recursos do FEPEMA
18/04/2013
Comunidade começa a colher os frutos do Movimento Pró-Revitalização da Praça da Trindade
18/04/2013

FloripAmanhã e Acatmar unidas para mudar contexto náutico de Florianópolis

A Associação FloripAmanhã e a Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar) estão engajadas na missão de voltar Florianópolis de frente para o mar. As duas entidades estão unindo conhecimentos técnicos e esforços de captação de recursos para realizar a ampliação do Estudo Complementar para Implementação do Plano de Ordenamento Náutico para a Grande Florianópolis — Palhoça, Biguaçu, São José e Governador Celso Ramos, uma iniciativa da FloripAmanhã — e viabilizar as ideias da Acatmar apresentados à Prefeitura de Florianópolis.

“Estamos passando por um grande momento, lançamos no dia 21 de março os Estudos para o Plano de Ordenamento Náutico de Florianópolis e em seguida a Acatmar apresentou uma série de ideias práticas, de grande solução e viáveis economicamente, também muito bem recebidas pela Prefeitura. Estamos dando os primeiros passos para voltarmos Florianópolis para o mar”, comemora a presidente da Associação FloripAmanhã, Zena Becker.

As ideias apresentadas no dia 11/04 pela Acatmar à Prefeitura e que tem o apoio da FloripAmanhã buscam iniciar uma mudança do contexto náutico da cidade. Destacam-se a reforma e a restauração de todos os trapiches que já existem na Ilha (nas praias de Canasvieiras, Jurerê, Sambaqui, Santo Antônio de Lisboa, Costeira do Pirajubaé e Beira-Mar Norte); a sinalização dos pontos que oferecem risco à navegação nas baías Norte e Sul; a demarcação clara e eficiente de locais destinados a embarcações e banhistas; a instalação de um píer flutuante na Avenida Beira-Mar Norte; a implementação do projeto “Naufrágios Controlados”, que consiste em naufragar embarcações antigas em pontos específicos, fomentando com isso o turismo de observação submarina; e a ocupação e dragagem do trecho da Baía Sul na região da Costeira do Pirajubaé, com a instalação de píeres e equipamentos de lazer.

O presidente da Acatmar, Leandro ‘Mané’ Ferrari, explica que a associação é parceira de todas as entidades que trabalham pelo fortalecimento do setor náutico e que não é possível fazer estas conquistas sozinho. “A FloripAmanhã é uma grande parceira, temos muito respeito pela associação. Quero que a entidade permaneça ao nosso lado neste momento histórico pelo qual a cidade está passando, com a aceitação do prefeito às ideias que estamos propondo”, finaliza.

DOWNLOAD

A publicação Estudos para Implantação do Plano de Ordenamento Náutico, lançada no dia 21/03/2013, pode ser baixada neste link.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *