Ação de fiscalização de esgoto clandestino em Florianópolis
17/04/2013
Obra da Prefeitura de Florianópolis impede moradora de abrir o portão de casa
17/04/2013

Evento com série de irregularidades no Continente tinha autorização de órgãos públicos na Capital

O aposentado Leandro Gil, 81 anos, pensou que pudesse ocorrer uma tragédia na avenida Beira-mar Continental, no Estreito, no último domingo. Era muita gente, carros com som alto e motocicletas fazendo manobras arriscadas. Uma das cenas chamou a atenção do aposentado: um homem e quatro mulheres em cima de uma moto. A prefeitura embargou parte do evento e disse que foi enganada pelos organizadores.

Segundo a prefeitura, o evento Street Wheeling Moto Show estava em nome de Paulo Cezar Zacarias. A reportagem não conseguiu conversar com ele. Já os moradores da região quiseram falar. E reclamaram bastante.

Apesar de o espaço ser público, os organizadores cobraram ingressos. Também houve infrações de trânsito, como jovens pilotando motocicletas sem capacete. Para Maria Aparecida, 53, o som alto foi o principal problema. “Ouvia barulho de motos e de sons dos carros. Achei muito invasivo. Também foi difícil de sair de casa. Nem minha filha, de 24 anos, gostou”, declarou.

O comerciante Gabriel Correa, 40, disse que os organizadores estavam cobrando estacionamento. Inclusive em uma área do prédio dele. “Trancaram nossos carros e ainda estavam cobrando estacionamento em área particular”, disse.

Seu Leandro achou tudo horrível. “Me deu uma dor no coração ver a Beira-mar Continental, novinha, daquele jeito”. Ontem, ainda dava para ver as marcas de pneus na pista.

Em nota divulgada ontem, assinada pelo secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Dalmo Vieira Filho, e pelo secretário do Continente, João Batista Nunes, a prefeitura informou que havia autorização do Corpo de Bombeiros e da Delegacia de Jogos e Diversões. Mas os organizadores deveriam ter um plano de segurança adequado, atendimento médico e segurança privada. “Foi o maior desrespeito à prefeitura, aos bombeiros, à polícia e à cidade. Fomos enganados”, afirmou João Batista.

Como foram constatadas ofensas à legislação de trânsito e ao que havia sido aprovado no projeto original, segundo a prefeitura, o arrancadão, marcado para a parte da tarde, foi cancelado. A empresa, que tem o nome de Paulo Cezar Zacarias, também foi autuada.

“Jovens pilotando e bebendo”

A empresa Paulo Cezar Zacarias não receberá mais autorização para promover eventos em Florianópolis. Além disso, recebeu quatro autuações da Secretaria do Continente: por impedir o trânsito; por poluição sonora; por cobrar estacionamento em áreas públicas; e embargo do arrancadão.

Segundo o secretário João Batista Nunes, eventos semelhantes não poderão mais acontecer em Florianópolis. Só em locais como a passarela Nego Quirido. “Não embargamos na hora porque havia muita gente, poderíamos perder o controle”, disse o secretário, que esteve no local entre 13h e 16h.

Várias cenas impressionaram João Batista. “Tinha gente que subia em cima dos seus carros e ficava pulando. Jovens pilotando motos sem capacete e bebendo”, contou. De acordo com o secretário, eventos particulares poderão acontecer na Beira-mar Continental, desde que não sejam cobrados ingressos e que sejam de interesse do município.

Arrancadão e lava car sexy

Quem viu o cartaz de divulgação do evento teve uma noção de como seria o domingo na Beira-mar Continental. Disputa de som automotivo, arrancadão de motos e lava car sexy seriam algumas das atrações. Tudo em uma “mega estrutura – toda asfaltada”.

O cartaz do Street Wheeling Moto Show trazia, basicamente, dois tipos de fotos: mulheres mostrando seus corpos turbinados e manobras de carros e motos.

O procurador de Paulo Cezar Zacarias também foi procurado. Disse que cuidava, apenas, da parte burocrática do evento. As várias tentativas de ligação para o celular do organizador caíram na caixa postal.

Na página do Facebook do procurador, no entanto, Zacarias se manifestou, pedindo desculpas pelo transtorno. “Só um aviso vcs deveriam ter avisado que não dava para fechar a ciclovia, aí eu teria tomado outras providências, o evento era para ser todo fechado mas os pedestres que caminhavam no local não permitiram , com certeza tava dificil, peço desculpa a todos pelo transtorno”, escreveu.

(Notícias do Dia, 16/04/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *