Sentidos da Cidade
15/04/2013
Lixo pesado começa a ser recolhido nesta segunda-feira, na Capital
15/04/2013

Comcap identifica mais de 120 pontos de deposição irregular de resíduos

A melhor renda dos brasileiros e os incentivos fiscais ao consumo de móveis e eletroportáteis têm aumentado muito o descarte de resíduos volumosos. Em Florianópolis, essa situação é agravada pela efervescência da indústria da construção civil e a falta de áreas públicas com infraestrutura adequada para o recebimento desses resíduos. O resultado tem sido a multiplicação dos botas-fora clandestinos, com correspondentes danos ao ambiente.
A Comcap mapeou 122 desses pontos de deposição irregular de resíduos como móveis e aparelhos descartados, pneus, restos de poda e de demolição e construção na Ilha e no Continente.

Botas-fora clandestinos

Estudo desenvolvido pelo Departamento Técnico indica que as deposições irregulares de RCD (resíduos de construção e demolição) têm resultado, na maioria, de pequenas obras ou reformas nas camadas menos favorecidas da população que as fazem por conta própria e não dispõem de recursos para contratar serviço formal de remoção dos resíduos. Também por carroceiros e coletores informais que até cobram para recolher o entulho, mas o depositam clandestinamente em terrenos baldios, várzeas e taludes de cursos d’água, provocando impactos ao ambiente e comprometendo a paisagem urbana.

Até porque esses locais acabam atraindo outros rejeitos, não inertes, de origem doméstica e industrial.

Como é hoje na Capital

– A partir de segunda-feira, 15 de abril, recomeça a coleta pesada em Florianópolis. Sempre às segundas-feiras, uma semana em cada bairro. Veja calendário

– A Comcap mantém a Ilha Ecológica – Ponto de Entrega Voluntária do Itacorubi para entregas de até dois metros cúbicos por dia. Saiba o que pode ser entregue

– Também há um PEV na comunidade Chico Mendes, em frente à Aresp.

Projeto para criação da rede de PEVs

Projeto para implantação de uma rede de PEVs (pontos de entrega voluntária), para recebimento de pequenos volumes de resíduos da construção civil e de materiais volumosos em Florianópolis, foi apresentado pela Comcap à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável.

Esta semana, na Prefeitura Municipal de Florianópolis, Comcap e Caixa assinaram convênio que permitirá a implantação do PEV do Continente.

(Prefeitura Municipal de Florianópolis, 12/04/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *