Audiência Pública para alteração de zoneamento no Campeche
24/04/2013
Comitê sobre mobilidade da Grande Florianópolis cria comissões para executar os projetos
24/04/2013

Casan começa nova etapa da construção do sistema de esgoto do Campeche

O sistema que envolve a construção do emissário final da rede de esgoto do Campeche, no Sul da Ilha, começa a ganhar forma a partir de hoje. Tubos com 400 milímetros de diâmetro serão enterrados entre o trevo de acesso ao Campeche e a rua Portal da Mata, trecho de um quilômetro de extensão. Essa etapa da obra deve ser entregue até o fim de maio.

O objetivo do emissário final é carregar o esgoto que sai da rede coletora do Campeche até a estação de tratamento, que está sendo construída no bairro Rio Tavares. Ainda não há prazo para a instalação dos últimos três quilômetros do emissário final, do trevo do Campeche em direção à estação de tratamento.

Eurico Luchtenberg, engenheiro civil da Casan, lembra que em alguns momentos haverá alteração no trânsito na avenida Pequeno Príncipe. “Não precisaremos fechar a avenida, mas quando for necessário as máquinas terão que ocupar um pouco do espaço da pista para conseguir realizar o trabalho”, explicou.

O estudo para a abertura do solo está pronto e, segundo o engenheiro, o único desafio da empreiteira contratada é manter intacta a rede de água potável que passará ao lado dos novos tubos para o emissário final. “Será um trabalho minucioso de soldagem dos tubos de polietileno”, completou.

Iniciada em 2008, a obra está com 55% do projeto pronto e o custo total avaliado em R$ 30 milhões. Na etapa que compreende a construção da rede coletora que está interligada às casas, a Casan já entregou 75% do projeto.

Das casas, o esgoto será enviado para a “caixa de carga”. Segundo Eurico, essa obra assemelha-se a uma cisterna. “A caixa fica em uma parte mais alta, na rua do Pontal da Mata. Ela é quem recebe o esgoto e envia para o emissário final”, explicou. O emissário final enviará o esgoto para a rede de tratamento sem o uso de bombas, utilizando-se apenas da força da gravidade.

(ND, 24/04/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *