Florianópolis sediará o maior evento nacional em educação no ensino médio e profissionalizante
19/04/2013
Educando com a horta
22/04/2013

A imagem capturada em junho de 2011 pelo Street View – serviço do Google Maps que oferece visão panorâmica em 360º de ruas em cidades do mundo todo – mostra a fachada de um prédio em más condições, no número 621 da Rua Rui Barbosa, no Bairro Agronômica, em Florianópolis. Vidros quebrados, pintura descuidada e infiltrações fazem parte da fotografia do edifício, em frente ao qual se lê em uma pequena placa: Museu da Comunicação de Santa Catarina – Futuras Instalações.

Só agora, quase dois anos depois do registro da imagem, e sob o nome de Museu da Comunicação Catarinense, o “futuro” começa a tomar corpo. Amanhã, às 14h, o governador do Estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo, deve assinar o edital de licitação das obras de restauração e ampliação do prédio que abrigará, além do Museu da Comunicação, a nova sede da Associação Catarinense de Imprensa (ACI).

O projeto arquitetônico, concluído em junho de 2012, pertence à Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e foi desenvolvido por uma empresa catarinense, com base na proposta de instalação do museu e da Casa do Jornalista, levando em consideração o caráter histórico do edifício.

– A fachada não é tombada pelo patrimônio histórico, mas optamos por não modificá-la por ser um prédio histórico para Florianópolis. A arquitetura art déco será preservada no prédio atual durante a reforma, e um novo edifício será construído na parte de trás – explica o arquiteto responsável pela coordenação do projeto, Luciano Zaia.

De acordo com o desenho do projeto o novo prédio contará com instalações como auditório, cafeteria e espaço para exposições temporárias, enquanto a construção antiga existente, que passará por uma restauração, abrigará o museu.

(DC, 22/04/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *