Acessibilidade em prédios públicos é tema de livro
02/04/2013
Fatma dá selo amigo a quem não poluir a Lagoa da Conceição, na Ilha de SC
02/04/2013

15º relatório de balneabilidade aponta 58 pontos impróprios nas praias de SC

A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) divulgou na última sexta-feira (29/03), o 15º relatório de balneabilidade das praias catarinenses na temporada 2012-2013. O novo estudo aponta um total de 58 pontos impróprios no Estado dos 195 monitorados, enquanto 22 pontos estão impróprios em Florianópolis, dos 65 avaliados. O relatório apresenta um percentual de impropriedade de 29,74% no Estado e 33,84% na Capital.

O Relatório de Balneabilidade Nº 15 traz atualização dos pontos dos Municípios de Garopaba, Imbituba, Penha, Piçarras, Bombinhas, Porto Belo, Florianópolis Ilha Norte, Sul e Continente, Balneário da Barra do Sul, Barra Velha, Itapoá, Joinville, São Francisco do Sul, Balneário Camboriu, Itajaí, Itapema, Navegantes, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Rincão e Passo de Torres.

O gerente de Pesquisa e Análise da Qualidade Ambiental da Fatma, Haroldo Elias, destaca alguns pontos como em Canasvieiras, próximo a rua das Flores, onde retornou a condição de própria para banho, diferente da semana passada. Já em Itapema e Porto Belo (Perequê) continuam com número elevado de pontos Impróprios, sete, indicando influência de fontes poluidoras naquele local. Os municípios de Imbituba, Itapoá, Jaguaruna, Itajaí, Laguna e Passo de Torres, neste relatório, não apresentaram pontos com impropriedade.

O serviço prestado pelo órgão ambiental avalia a qualidade sanitária da água para contato de recreação primária (banho, nado, esqui e outros). O relatório é apresentado em atendimento à resolução CONAMA 274/2000 que, em seu artigo 9º, diz que compete aos órgãos de controle ambiental a aplicação da resolução, cabendo-lhes a divulgação das condições das praias e dos balneários e a fiscalização para o cumprimento da legislação pertinente.

A população também pode ter acesso à balneabilidade das praias catarinenses através da plataforma do Google maps.

Confira o relatório completo.

(FATMA, 29/03/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *