Secretaria faz levantamento para operação tapa-buracos
22/03/2013
2013: o Ano da Cooperação pela Água
22/03/2013

Projeto propõe ocupação cultural da cidade

Levar às ruas a produção cultural, transformando Florianópolis em um espaço de convivência artística. Essa é a proposta do projeto Território das Artes, um dos destaques da programação organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), para as comemorações dos 287 anos da cidade. Exposições, intervenções urbanas, performances, exibições de filme, apresentações de música, teatro, dança e circo, entre outras atividades, integram a agenda cultural diária, realizada até 26 de abril em diversas comunidades.

Iniciado em 1º de março, o projeto propõe a ocupação e qualificação de equipamentos culturais e espaços públicos no município. O objetivo é proporcionar aos moradores o contato, a compreensão e o reconhecimento das artes e da cultura, construindo um novo olhar de apreciação estética sobre a cidade. Para isso, algumas ações têm caráter estruturante e continuidade ao longo do ano. “A ideia é fazer com que as pessoas convivam com a arte todos os dias. Queremos que a cultura se aproprie do espaço público e seja inserida no cotidiano da população”, explica o superintendente Luiz Moukarzel.

Arte nas ruas

A agenda cultural do Território das Artes prevê oito exposições e intervenções urbanas, que já começam a ocupar ruas, praças e outros espaços em Florianópolis. “Pretendemos provocar o olhar das pessoas e incentivá-las a observar e construir um pensamento sobre aquilo que veem”, complementa Moukarzel.

Além das artes visuais, o projeto também contempla a exibição gratuita de filmes em várias comunidades, em parceria com o Fundo Municipal de Cinema. Essa primeira etapa abrange a realização de 20 exibições em diferentes bairros da cidade, apresentando ao público um pouco da produção cinematográfica do Brasil, com destaque para Santa Catarina.

A programação também inclui o “Café Antropológico” – uma série de encontros culturais na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição. Realizada a cada quinzena, a proposta reúne exibição de filmes e bate-papo cultural com antropólogos, historiadores e sociólogos, entre outros profissionais convidados.

Apresentações musicais em vários locais públicos são a tônica dos “Concertos Improváveis”, mais uma ação cultural prevista no Território das Artes. Palestras e projeções visuais sobre o patrimônio material e imaterial, contação de histórias, apresentações de boi de mamão e cortejo circense pelas ruas centrais da cidade são outras atividades previstas para as comemorações dos 287 anos da capital catarinense.

Para todos os públicos

No mês do aniversário da cidade, a Fundação Franklin Cascaes também realiza a tradicional Maratona Fotográfica. Além das modalidades filme e digital, a novidade em 2013 é a criação da maratoninha, categoria dirigida a iniciantes em fotografia na faixa etária de 6 a 15 anos. A 19ª Maratona Fotográfica de Florianópolis – Foto Grafia da Cidade, que acontece nos dias 23 e 24 de março, vai distribuir cerca de R$ 20 mil em prêmios.

Considerado o maior e um dos mais antigos no Brasil, o concurso incentiva o gosto pela linguagem fotográfica e contribui para incorporar milhares de imagens ao acervo iconográfico do município. O regulamento, a ficha de inscrição e demais formulários de participação estão disponíveis no site da Fundação Franklin Cascaes, no portal da Prefeitura de Florianópolis (http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/franklincascaes).

A Fundação Franklin Cascaes participa ainda da Maratona Cultural de Florianópolis com programação artística e cessão de espaços culturais no período de 22 a 24 de março. As atividades acontecem no Centro Cultural Bento Silvério (Casa das Máquinas e Casarão da Lagoa), Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, Casa da Memória e Teatro da UBRO. “Nunca Florianópolis viveu um momento de tanta efervescência cultural. É uma forma da Administração Municipal demonstrar amor pela cidade e valorizar os artistas que aqui vivem e trabalham”, observa o superintende Luiz Moukarzel.

O quê: Florianópolis – Território das Artes

Florianópolis – Território das Artes

(Acif, 21/03/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *