Teleférico está na lista do PAC 2
07/03/2013
OAB vai à escola
08/03/2013

Presidente da FloripAmanhã vence prêmio na categoria Terceiro Setor

A presidente da Associação FloripAmanhã, Zena Becker, venceu o prêmio Mulheres que Fazem a Diferença, da ACIF, na categoria Terceiro Setor. A premiação foi entregue no dia 6 de março. Para quem a conhece, aliás, nunca houve dúvidas: ela é uma mulher que faz a diferença! Há 30 anos, Zena vem implantando o profissionalismo no voluntariado em Santa Catarina, seja através de singelas ações beneficentes ou no comando de instituições de peso, como a Apae de Florianópolis e a Associação FloripAmanhã. A ponto de os resultados advindos de suas gestões a conduzirem a postos ainda mais expressivos, como a Direção de Gestão da Federação das Apaes/SC e a presidência do Comdes, o Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Florianópolis, com importantes iniciativas em prol da mobilidade urbana.

Zena Becker destaca que por meio do Prêmio, a Acif contribui para que as mulheres se engajem cada vez mais na sociedade, principalmente em iniciativas empreendedoras, e estimula o surgimento de novos bons trabalhos. “Esta ação da Acif é extraordinária. É o reconhecimento para um trabalho realizado e com certeza desperta novas empreendedoras”, afirma.

Todas estas conquistas, no entanto, não foram fáceis. Apesar da experiência como presidente da Apae Fpolis por quatro gestões, e do mérito de ter transformado a Feira da Esperança em um evento consolidado, com renda estimada em R$ 1,5 milhão, Zena assumiu a vice-presidência da FloripAmanhã em 2006 sob a tradicional desconfiança dos empresários homens que até então lideravam a entidade. A resistência, porém, cedeu assim que a “dupla” Zena Becker / Anita Pires passou a conquistar credibilidade, recursos e associados para a instituição. Vencidos os desafios internos e muitos outros externos, Zena só espera que este exemplo, de que um dos principais órgãos de defesa da Capital é conduzido por mulheres há 6 anos, ajude a quebrar este tipo de tabu.

Administradora com especialização em marketing, casada, mãe de três filhos e avó de quatro netos, Zena vem impondo um novo profissionalismo ao voluntariado, com processos eficientes e eficazes de gestão. E ao ensinar também aprende! Do expediente que cumpre com rigor, extraiu uma série de lições: que a sociedade civil organizada tem que cobrar direitos, mas também corresponder aos seus deveres, e que o trabalho deve ser integrado, no melhor estilo “a união faz a força”. Para somar parceiros e superar desafios seus trunfos são a visão de negócios amadurecida em muitos anos de atuação no comércio, o espírito empreendedor que facilita a captação e gestão de recursos, e a inegável capacidade de diálogo, de articulação e de delegar tarefas aos demais envolvidos.

Buscando parceiros, orientando e motivando “atores” nos processos em que atua, Zena conseguiu ampliar a inserção social em Santa Catarina, democratizando o acesso às Apaes, que em suas gestões adquiriram ônibus adaptados para o transporte de alunos com deficiência física e mental. Também convenceu o Governo a contratar os funcionários da Apae via concurso público e, mobilizando outras lideranças, transformou a Feira da Esperança em um evento grandioso, para 40 mil pagantes.

Na Associação FloripAmanhã, repetiu o êxito graças a muito planejamento, gestão e dedicação. Entre os projetos ambiciosos que comandou estão o Floripa 2030 e o Plano de Ordenamento Náutico, consolidados a partir de recursos financeiros de terceiros. Para Zena, o fato de a ong estar alinhada às tendências mundiais em termos de tecnologia, tirando proveito de recursos baratos e ágeis como newsletters, redes sociais e portais interativos, reforça a transparência da instituição e, naturalmente, gera um maior interesse por parte dos investidores.

Além das parcerias profissionais, atuar no terceiro setor levou Zena a estabelecer inúmeras relações de amizade e admiração mútua, como as mantidas até hoje com Lygia Pinto da Luz, Anita Pires e Fernando Marcondes de Mattos. Com o apoio dos amigos, o suporte dos profissionais técnicos que contrata e a credibilidade crescente que conquista, ela só tem a comemorar, pela função social que desempenha e a diferença que faz, promovendo a inserção social, a defesa de direitos sociais e o planejamento da região da Grande Florianópolis, para que prospere de forma sustentável e integrada.

Tudo isso pode ser facilmente contabilizado, pois os resultados de seu trabalho são concretos e consistentes, a citar: a profissionalização no atendimento na Apae (que a partir da contratação via concurso passou a ter continuidade no atendimento); o incremento financeiro da Apae, onde até hoje presta consultoria em gestão para as unidades com maior dificuldade); a fundação da Cooperativa de Pais e Amigos da Apae (que absorve a mão-de-obra de alunos da instituição); o transporte seguro dos alunos (que dá às mães maior autonomia para trabalharem fora); a contribuição ao Instituto Guga Kuerten (onde é membro do Conselho Consultivo); e a incansável luta por uma Florianópolis mais sustentável, a partir da liderança de processos como o planejamento estratégico Floripa 2030 (vencedor do Prêmio Von Martius de Sustentabilidade, categoria Humanidade, promovido pela Câmara Brasil-Alemanha ), o Plano de Ordenamento Náutico, a Oficina de Desenho Urbano, o projeto Adote uma Praça (que repassou à iniciativa privada a manutenção de metade dos espaços públicos da cidade) e a participação decisiva na discussão do Plano Diretor e das obras da Alça de Contorno, de acesso à Capital.

CONHEÇA AS VENCEDORAS DO PRÊMIO MULHERES QUE FAZEM A DIFERENÇA
Concorreram ao Prêmio nas categorias de Negócios, Poder Público e Terceiro Setor 32 candidatas

As grandes vencedoras do Prêmio Mulheres Que Fazem a Diferença foram conhecidas nessa quarta-feira (6), na cerimônia de entrega do Prêmio, realizada no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC).

Confira o nome das premiadas:

Negócios

Lorena Sotopietra Nolasco – Empresária e Diretora da Rede COC do Córrego Grande

Terceiro Setor

Elizenia Prado Becker – Presidente do FloripAmanhã

Poder Público

Neide Schulte – Professora da UDESC e Fundadora do Projeto Ecomoda

Ao todo, 32 candidatas concorreram na premiação. Sendo 19 no setor de Negócios, nove no Terceiro Setor e quatro no Poder Público. Cada vencedora recebeu o troféu, uma jóia da Bergerson Joalheiros e um book fotográfico da Studio A3 Fotografias.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *