Salve a Lagoa
13/03/2013
Comcap divulga calendário da coleta de lixo pesado para 2013
13/03/2013

Passarelas: MPSC dá prazo para as reformas

Após 10 dias da queda de um garoto de uma passarela sobre a Beira-Mar Norte, em Florianópolis, a prefeitura anunciou ontem a abertura de licitação para restauração emergencial de cinco passarelas na cidade. A medida atende recomendação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

Em reunião na Promotoria de Justiça da Capital, o secretário de Obras e vice-prefeito, João Amin, comprometeu-se em fazer as reformas das passarelas em 120 dias.

A segurança nas passarelas é alvo do MPSC desde 2011, quando o promotor Daniel Paladino instaurou inquérito civil para averiguar as condições da passarela em frente à Rodoviária Rita Maria e nas duas estruturas que compõem o Elevado Vilson Kleinubing, perto do CIC. Na recomendação, Paladino incluiu a passarela do Santa Mônica e a estrutura que dá acesso ao Centrosul, no Centro.

A falta de manutenção das passarelas não é um problema recente, mas ganhou atenção depois que um adolescente de 13 anos caiu ao se apoiar em uma barra de proteção que se desprendeu. Na queda, o rapaz sofreu um corte na cabeça, fraturas e rompeu os pulsos. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, encaminhado ao Hospital Infantil Joana de Gusmão.

Na semana passada, o DC convidou o engenheiro civil e de segurança do trabalho Bernardo Tasso para conferir a situação de três passarelas de Florianópolis: CentroSul, em frente ao CIC e rodoviária. A falta de manutenção era evidente em todas. O caso mais grave é da estrutura em frente ao terminal Rita Maria, onde foram encontradas barras de corrimão caídas, buracos no chão, ferrugem nos ferros de sustentação e as ferragens aparecendo em meio ao concreto.

Segundo a prefeitura, a obra do Rita Maria deve curtar R$ 330 mil. Já com relação às passarelas do CIC, o custo será de mais de R$ 100 mil. O valor da reforma nas outras estruturas ainda está sendo levantado.

(DC, 13/03/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *