Um alerta ao meio ambiente de Floripa
25/03/2013
“Faltou metodologia ao Plano Diretor”
25/03/2013

Parabéns e obrigado, Florianópolis

(Por Cesar Souza Júnior, DC, 23/03/2013)

A Florianópolis que celebra, neste sábado, 287 anos não pode mais viver de surtos, saltos e mudanças de critérios. Nossa grande meta em comum governo e sociedade deve ser dotar essa cidade de um Plano Diretor moderno, sustentável e justo. Não para hoje, mas, sim, para os próximos 20, 30, 50 anos. Não podemos submeter a cidade ao ritmo da política, mas à urgência das ruas, da população.

Em cada canto dessa incrível cidade está a história de todos nós. Aqui sonhamos, vivemos, nos apaixonamos, sofremos, choramos, temos filhos, convivemos.

Florianópolis precisa resgatar a convivência que se perde quando um pai leva duas horas a mais para chegar em casa preso no trânsito e encontra todo dia o filho já dormindo; que se perde quando as pessoas fogem das praças, transformadas em ponto de tráfico, quando o Centro da cidade se vê tomado por moradores de rua, quando se permite construir sem pensar em áreas verdes, quando a Lagoa da Conceição, nosso cartão-postal, se vê infestada de pontos impróprios para o banho.

Esse é o maior desafio das cidades modernas: gerar oportunidades, riquezas, desenvolvimento, mas propiciar convívio impedindo a desumanização do cotidiano. É isso que vamos enfrentar e vamos vencer, pois o exercício do direito individual deve estar submetido ao critério da lei, que necessariamente limita apetites a favor do bem comum da população.

Tenhamos a dimensão, joga-se agora o futuro de gerações, a vida de centenas de milhares, o choro da mãe, o desespero do pai, a euforia da criança. É um momento de ruptura, de impor um novo paradigma. Uma cidade é feita de gente, e nós não podemos nos esquecer disso. O sol batendo no verde, o verde do mar ao entardecer, a luz da manhã, que renova as esperanças. Parabéns, Florianópolis, e muito obrigado!

Florianópolis tem de resgatar a convivência que se perde quando um pai leva duas horas a mais para chegar em casa preso no trânsito e encontra o filho já dormindo.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *