Melhoria na balneabilidade
15/03/2013
Comcap recolhe 2,7 toneladas de lixo da Lagoinha do Leste
15/03/2013

Manifestantes pedem que Prefeitura reveja Plano Diretor de Florianópolis

Manifestantes protestaram nesta quinta-feira (14), em Florianópolis, contra o plano diretor da cidade. O núcleo gestor, responsável pela fiscalização dos projetos, pediu que a Prefeitura reveja o modelo.

O plano diretor atual é de 1997 e ainda está em vigência, apesar de a Lei Federal exigir revisão a cada 10 anos. O trabalho de revisão leva entre um e dois anos, porém, este já está em desenvolvimento desde 2006.

A Prefeitura contrata uma consultoria para elaboração do plano. A população precisa participar. Porém, os moradores da capital alegam que isso não acontece. O núcleo gestor é o responsáve pela fiscalização do projeto, formado por representantes de bairros, do governo e de entidades.

O pedido é que o prefeito Cesar Souza Junior volte a discutir o plano diretor da cidade. Durante a manifestação, o grupo utilizou faixas e protocolou um documento. “O que a gente quer é que o plano diretor seja elaborado de forma participativa formal”, diz Jeffrey Hoff, integrante do núcleo gestor.

O arquiteto especialista em plano diretor explica que assim que o projeto for aprovado pelo legislativo, a cidade terá os benefícios. “O plano deveria trazer prazos para o executivo fazer as ações. Podem ser de seis meses, um ano. São muitas coisas que um plano diretor desencadeia”, comenta Edson Catoni.

Em nota, o prefeito Cesar Souza Junior disse que NA próxima quarta-feira (20) Vai apresentar um plano executivo de formatação do Plano Diretor Participativo que possa ser levado a cabo de maneira prática. Segundo ele, a prefeitura está analisando tecnicamente o resultado de todas as 1,4 mil audiências realizadas pelo Plano Diretor Participativo, a fim de adequar as demandas levantadas às reais necessidades da cidade. A promessa é democratizar esse novo momento do Plano Diretor Participativo, discutindo com a comunidade de maneira objetiva, e não com assembleísmos vazios e a utilização do tema para exploração político-partidária

(G1, 14/03/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *