Por Assessoria de Comunicação

GIRS debate trabalho de catadores e coleta de resíduos




O Grupo Interinstitucional para a Gestão dos Resíduos Sólidos de Florianópolis (GIRS) se reunirá na próxima quinta-feira, 21 de março, a partir das 15h, na sede do SEBRAE, no Centro da capital. Além dos grupos temáticos do GIRS, o encontro é aberto para interessados em participar deste fórum de debates. O conselheiro da FloripAmanhã e representante da Associação no GIRS, José Luis Netto Menezes, destaca que serão discutidos diversos temas, com ênfase nas condições de trabalho dos catadores e no planejamento da dinâmica de coleta dos materiais pela cidade.

“É importante sempre avançarmos em relação à formação e à qualidade do local de trabalho e dos equipamentos dos catadores. Procuramos saber quais são as necessidades destes profissionais por meio das associações e cooperativas. Além disso, precisamos instituir novos grupos em locais estratégicos da cidade para ampliar a coleta organizada, inclusive reunindo profissionais que trabalham de forma independente”, ressalta Menezes.

O representante da FloripAmanhã reforça ainda que para melhorar a logística da coleta, o que resultaria em economia para o município, as secretarias municipais precisam auxiliar no trabalho de reagrupação de pessoal e de organização de áreas de coleta para evitar que os caminhões da Comcap realizem o trabalho dos grupos organizados.

Na reunião do dia 21/03, a Comcap vai apresentar uma proposta de atualização da lei complementar 113, sobre conceitos que envolvem resíduos sólidos. Também haverá o acompanhamento e o debate sobre o Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico – que está em votação na Câmara de Vereadores desde 2011 – e sobre a necessidade de abertura de licitação para a empresa que deverá desenvolver o Plano Municipal Integrado de Resíduos Sólidos.

Para concluir, Menezes reforça que o GIRS segue apoiando as associações que fazem o trabalho de inserção social dos catadores, possibilitanto que eles obtenham lucro por meio da reciclagem, da Floram – que realiza um importante trabalho de educação ambiental, em especial com crianças e estudantes – e das empresas que procuram o GIRS para apresentar produtos ambientalmente adequados, que são apresentados aos grupos da organização e que podem vir a ser introduzidos nos trabalhos de coleta e triagem dos resíduos sólidos.

Grupo Interinstitucional para a Gestão dos Resíduos Sólidos de Florianópolis

A FloripAmanhã atua conjuntamente com a CDL na coordenação do GIRS, fórum com cerca de 50 entidades representativas, públicas e privadas que busca soluções para a questão dos resíduos sólidos em parceria com a Prefeitura Municipal e a COMCAP.

Uma das faces mais visíveis do GIRS é o “Recicla Bem Floripa”, projeto de educação ambiental com a finalidade de orientar sobre a seleção e destinação correta de resíduos para a reciclagem.

O Grupo Gestor do Fórum Interinstitucional de Resíduos Sólidos conta com a participação da FloripAmanhã, CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), Nosso Lixo, CDI (Comitê para Democratização da Informática-SC), COMCAP, Banco do Brasil, ICOM e Instituto Vonpar.



Notícias Relacionadas




Comente no Facebook

comentários

Um comentário para GIRS debate trabalho de catadores e coleta de resíduos

  1. Li a matéria e fiquei bem interessada em ajudar. Sou professora de quintos anos na EBM Batista Pereira. Gostaria de oferecer nossos serviços para divulgação de como fazer direito a separação dos resíduos sólidos. Tenho certeza que posso ajudar. Aguardo contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira inclui a possibilidade de se penalizar blogs e sites pelo conteúdo publicado, mesmo comentários de terceiros. Portanto, a Associação FloripAmanhã se reserva o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos diferentes do tratado no site também poderão ser eliminados. Queremos manter um espaço coletivo de debates em torno de ideias. Façamos bom proveito para o melhor de nossa cidade.