Florianópolis sedia evento sobre Nanotecnologia
15/03/2013
Pedágios
15/03/2013

Força-tarefa tenta recuperar áreas atingidas pela chuva na Capital

Seis dias depois da forte chuva que castigou alguns bairros da Capital, a prefeitura, por meio de uma força-tarefa, segue com a operação emergencial para reparar os danos. Nesta quinta-feira (14), os trabalhos estavam sendo feitos na rua Cruz e Sousa, no Centro, que teve a drenagem e tubulação de esgoto rompidos. Com a chuva, a situação piorou e rompeu o asfalto. Segundo Rodrigo Vieira, técnico de pavimentação da Secretaria de Obras, as tubulações naquele trecho são de barro, com mais de 40 anos, e não suportaram a força da água que infiltrou no asfalto.

A Comcap também faz limpeza nos locais atingidos. Em áreas de alto risco, a Defesa Civil trabalha na contenção para evitar deslizamentos. Na Caieira do Saco dos Limões, uma das pedras que corria risco de cair foi deslocada e os agentes continuam na avaliação da área.

A Secretaria de Obras fez um mapeamento preliminar em conjunto com a Defesa Civil, enviou um relatório ao prefeito Cesar Souza Júnior (PSD), com as ruas e regiões que precisam de reparo, reconstrução, desassoreamento, drenagem ou limpeza. De acordo com Domingos Zancanaro, secretário adjunto da Secretaria de Obras, garantiu que nenhum local ficará sem manutenção.

O tempo instável tem atrapalhado o andamento das obras. A rua Antônio Carlos Ferreira, principal acesso ao Morro do Horácio, por exemplo, é um dos pontos mais críticos que ainda não recebeu reparos. Zancanaro afirmou que houve intervenção para permitir o mínimo de acesso ao local. Mas para que se faça o reparo da via é necessário pelo menos três a quatro dias sem chuva, para que todo o asfalto possa ser removido para recuperar a drenagem.

“De maneira geral temos problemas distribuídos em toda a cidade, mas consideramos mais críticos aqueles pontos que estão atrapalhando a rotina da comunidade, como este caso do Horácio”, explicou Zancanaro. A previsão da secretaria é que as obras, limpezas e intervenções durem cerca de 90 dias.

ÁREAS ATINGIDAS

Bairros

Rio Vermelho: alagamento de ruas e assoreamento de córregos e do Rio Vermelho

Campeche: alagamentos e erosões

Lagoa: assoreamento da drenagem de valas e córregos

Cachoeira do Bom Jesus: assoreamento de canais valas e córregos

Ingleses: assoreamento da drenagem canais, rios e valas

Centro: buracos e problemas na pavimentação

Pavimentação comprometida

Rua Waldomiro Monguilhot (Centro)

Servidão Costa (Trindade)

Rua Ogê Forkamp (Trindade)

Rua Álvaro Ramos (Trindade)

Rua Adelino Amaro Vieira (Saco dos Limões)

Rua das Acácias (Carvoeira)

Rua Voluntários da Pátria (Costeira do Pirajubaé)

Servidão Augusto Schmidt (Costeira do Pirajubaé)

Rua José Francisco Severino (Costeira do Pirajubaé)

Servidão Durval (Agronômica)

Servidão Ayrton Senna (Caeira)

Rua Honorato Manoel Alexandre (Itacorubi)

Rua Violetas Azuis (Itacorubi)

Servidão Olga Lacerda (Monte Verde)

Rua Antonio Carlos Ferreira (Morro do Horácio)

(ND, 14/03/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *