Florianópolis é a terceira cidade mais visitada por estrangeiros no Brasil
20/03/2013
Arquiteto que transformou centro urbano de Medellín virá a Florianópolis a convite da AsBEA/SC
20/03/2013

FCDL quer aumentar participação no concurso Recicla CDL na Escola

A Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL SC) espera aumentar em pelo menos 30%, em 2013, o envolvimento das Câmaras de Dirigentes Lojistas no projeto Recicla CDL na Escola. Das 188 CDLs existentes no estado, o presidente Sergio Medeiros espera mobilizar entre 90 e 100. Com isso, cresceria também o número de escolas participantes e, consequentemente, a quantidade de estudantes concorrentes. No ano passado, o projeto mobilizou 48.519 alunos do ensino fundamental, em 404 escolas públicas municipais de todo o estado. Este ano, espera-se atingir mais de 500 escolas e pelo menos 60 mil alunos.

Tirando o desejo de incrementar a participação, nada mais muda: o projeto Recicla CDL na Escola continua sendo um concurso de redação e desenho realizado entre os alunos do ensino fundamental das escolas públicas municipais, com o objetivo de sensibilizar as crianças e adolescentes para a preservação do meio ambiente, com a destinação correta de resíduos e materiais recicláveis. O concurso de desenho é destinado aos estudantes do 1º ao 5º ano. Aos do 6º ao 9º ano, cabe o concurso de redação. Os cinco primeiros colocados, em cada categoria (desenho e redação), recebem prêmios. Também serão premiados os professores orientadores desses trabalhos vencedores.

De acordo com o calendário divulgado pela FCDL, até o dia 30 de maio serão firmadas as parcerias entre as CDLs e as secretarias municipais de educação; a partir daí, as secretarias terão até 20 de junho para informar à Câmara de Dirigentes Lojistas de sua cidade o número de escolas participantes. Em agosto, serão distribuídos às escolas o material de divulgação e os kits de participação. Até 20 de setembro, as escolas deverão selecionar seus melhores desenhos e redações.

Até 5 de outubro, serão escolhidos os vencedores por município; 20 dias depois, a comissão técnica julgadora se reúne para escolher os vencedores em nível estadual. O resultado está previsto para 5 de novembro.

Recicla CDL

O Recicla CDL na Escola está dentro de um evento maior, chamado Recicla CDL, que é um programa desenvolvido pela FCDL e pelas CDLs, com apoio da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA), que visa a conscientizar a sociedade para a importância da coleta seletiva e da reciclagem, da destinação correta dos resíduos e da diminuição do volume de lixo gerado.

Da mesma forma, está sendo incentivada a coleta seletiva de lixo e a destinação correta de baterias, pilhas, celulares, computadores, acessórios, equipamentos de informática e resíduos de materiais de construção, entre outros. Graças à iniciativa, o ano de 2012 foi fechado com a coleta de mais de 300 toneladas de lixo eletrônico. O Brasil é um dos países em desenvolvimento que mais descarta resíduos eletroeletrônicos, segundo relatório da ONU apresentado em fevereiro de 2010. Com a maior produção de lixo eletrônico entre as nações emergentes, despejamos no meio ambiente, anualmente, cerca de 40 milhões de toneladas de restos de computadores, impressoras, telefones, câmeras, reprodutores de música e geladeiras.

O programa Recicla CDL recebeu o prêmio Empresa Cidadã, concedido pela ADVB/SC, e a Certificação de Responsabilidade Social do Poder Legislativo, entregue pela Assembleia Legislativa em 2011 e em 2012.

(Por PalavraCom)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *