Passarelas do elevado do CIC nunca foram revitalizadas
04/03/2013
Duplicação da SC-403: Previsão é de que obras comecem só em julho
04/03/2013

Estrutura de terminal começa a sair do papel

Primeiras perfurações para o estaqueamento se iniciaram, enquanto máquinas esperam para trabalhar na obra de acesso

A estrutura do novo terminal do Aeroporto Hercílio Luz, de Florianópolis, começou a tomar forma. Nos últimos dias da semana passada, o estaqueamento que dará base para o prédio teve início com as primeiras perfurações de solo, trabalho feito em paralelo aos avanços das obras de infraestrutura.

Enquanto isso, as máquinas que iriam começar a trabalhar no acesso ao aeroporto, sob responsabilidade do governo estadual, ainda não entraram em ação. A primeira das duas máquinas que farão o estaqueamento do novo terminal está no local da obra.

O trabalho estava previsto para começar dia 15 de fevereiro, mas atrasou em função das chuvas do mês passado. O engenheiro civil Camilo Santana, chefe de fiscalização de campo, explica que a colocação das estacas e dos blocos de concreto que darão forma ao terminal devem durar seis meses. Na semana passada, esta primeira máquina iniciou as perfurações no terreno.

O trabalho atual de infraestrutura consiste no aterro, troca de solo e terraplenagem (processos para dar sustentação às edificações e pistas que serão construídas), etapa que deve se estender até setembro, segundo Santana.

O engenheiro explica que não é necessário concluir a terraplanagem de toda a área antes de se iniciar a pavimentação dos primeiros trechos. Hoje, a obra mobiliza cerca de 500 trabalhadores, grande parte nos caminhões que fazem cerca de 700 viagens por dia trazendo aterro para o local. Com o avanço das obras nas estruturas físicas, o número de trabalhadores deve chegar a mil.

O superintendente do aeroporto, Antonio Filipe Barcellos, considera o andamento do cronograma dentro do previsto e destaca que os editais para definir as empresas que instalarão os equipamentos eletrônicos do novo terminal devem ter os vencedores confirmados entre março e abril.

Indenizações para obras de acesso em negociação

Em janeiro, a previsão do governo era iniciar as obras do novo acesso ao aeroporto em meados de fevereiro. O secretário de Estado da Infraestrutura, Valdir Cobalchini, afirma que os trabalhos começaram com a topografia da área. A expectativa dele é que as máquinas entrem em operação em meados deste mês.

O que tem dificultado o trabalho são as indenizações pendentes, que hoje somam cerca de R$ 15 milhões. A proposta do Executivo é resolver as pendências paralelamente ao início das obras. Para isso, o Estado está negociando com o BNDES, que vai financiar o projeto, para que o primeiro repasse do banco seja feito antes de que 100% das indenizações sejam pagas.

Na sexta-feira, aproximadamente 20 moradores protestaram contra a indefinição sobre as desapropriações. Durante meia hora, o grupo fechou as duas pistas da Rodovia Diomício de Freitas exigindo explicações do governo estadual sobre a demora em solucionar o impasse.

(DC, 04/03/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *