A água nossa de cada dia
22/03/2013
Festa imóvel
22/03/2013

Dia da Água: O cálculo do desperdício

Casan estima que 40% da água captada se perde antes de chegar à casa do consumidor

Não podemos viver sem ela, mas o desperdício é quase incalculado. Hoje, Dia Internacional da Água, é o momento de refletir sobre hábitos de consumo de um dos bens mais preciosos e cada vez mais escasso.

Em Santa Catarina o desperdício começa na captação e distribuição. A Casan, a maior fornecedora de água tratada do Estado – atende 197 municípios –, perde em média 40% do que retira dos mananciais antes de chegar ao consumidor. Uma das principais causas são os vazamentos.

Segundo o gerente operacional da Diretoria de Operações e Meio Ambiente da Casan, Jair Sartoratto, a estatal deve lançar em dois meses o edital de licitação para contratar uma consultoria e criar o programa de redução de perdas. O projeto irá focar em agilidade nos consertos de vazamentos e na compra de equipamentos. A Casan ainda injetará mais de R$ 1 bilhão em esgotamento sanitário.

A população precisa fazer sua parte. Para o diretor da Associação Catarinense de Engenheiros Sanitaristas e Ambientais (Acesa), Marcus Phoebe Farias, deve-se optar por equipamentos que consomem menos água, como trocar válvulas de descarga por caixa acoplada.

– A economia em uma casa pode parecer pouca, mas quando se leva em consideração um prédio inteiro, se torna representativa – diz Farias.

(DC, 22/03/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *