Calendário 2013 aberto a inclusão de eventos
12/03/2013
Ação na pista
12/03/2013

Começa Semana da Saúde na Escola

A Escola Básica Municipal Batista Pereira, do Alto Ribeirão da Ilha, é uma das participantes da Semana da Saúde na Escola. Os alunos já começaram a passar pela triagem visual. Quem usa óculos terá que fazer novos testes, e os demais serão avaliados sobre a necessidade ou não de usar o aparelho. Se houver anormalidades, os casos serão encaminhados para um oftalmologista. Quem precisar de óculos, o equipamento será fornecido gratuitamente. Desde a primeira triagem, em 2008, Já foram doados mais de 1.400 pares.

Essa é uma das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), coordenado pelas secretarias de Educação e de Saúde, em conjunto com o governo federal. Serão atendidos até sexta-feira (15/03) alunos do 1º ano à 8ª série do Ensino Fundamental e da EJA (Educação de Jovens, Adultos e Idosos). Cada escola contará com uma equipe de saúde da família da região para orientar os alunos.

Para esta terça-feira, na Batista Pereira, está programada uma palestra a respeito de drogas proibidas e legalizadas. O objetivo é conscientizar e prevenir os jovens do 7º ano à 8ª série quanto aos males da cocaína, maconha e crack, bem como do cigarro e de bebidas alcoólicas.

Na medida certa

O exame antropométrico é para estudar as medidas de tamanho, massa e proporções do corpo dos estudantes. Os profissionais utilizam de uma tabela padrão da Organização Mundial de Saúde para detectar problemas, como obesidade ou obesidade grave e desnutrição. Um vídeo será mostrado nesta quarta-feira a respeito de hábitos alimentares saudáveis para o bom desenvolvimento das crianças.

Bom hálito

No mesmo dia, o tema higiene bucal será enfocado, com atividades para que os estudantes mantenham os dentes limpos e sem resíduos. Para isso, é fundamental escová-los bem e utilizar fio dental.

Lavar as mãos é preciso

A importância de lavar bem as mãos é destaque na semana da saúde na quinta-feira. Essa parte do corpo é uma via de grande transmissão de vírus. Com pequenos cuidados pode-se evitar herpes, resfriados e conjuntivite. Antes das refeições, depois de ir ao banheiro, após tossir ou mexer no nariz. Todos devem higienizar as mãos.

(pmf, 11/03/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *