Ciclistas nus vão às ruas de Florianópolis
11/03/2013
Projeto ”Surf & Água” começa nesta segunda-feira em Florianópolis
11/03/2013

Cinemão: ocupação da cultura em Florianópolis

Projeto desenvolvido nas favelas pacificadas do Rio de Janeiro será discutido terça-feira

O projeto Cinemão – Veículo de Ocupação Tática da Cultura, patrocinado pelo Ministério da Cultura para exibir filmes nas favelas pacificadas do Rio de Janeiro, pode desembarcar em Florianópolis.

Na tarde de terça-feira, o cineasta e jornalista Cid César Augusto, idealizador do projeto, e a coordenadora Talita Matos vão conversar com a secretária Maria Cláudia, do Turismo da Capital. O projeto usa cinema como ferramenta de inclusão, visibilidade e protagonismo social de grupos marginalizados.

A ideia é apresentar como funciona o projeto. Formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a cientista social Talita Matos conta que a escolha por Florianópolis deu-se pelas características geográficas e sociais com o Rio de Janeiro.

– Sabemos da importância de levar a cultura para comunidades e o que isso pode significar em termos de prevenção – sugere.

A ideia do Cinemão surgiu em novembro de 2010, depois da tomada do complexo do Alemão. No Rio de Janeiro, o projeto promove ao longo do ano mais de 280 sessões gratuitas de cinema, sempre nos finais de semana, seguidas de debates entre idealizadores e moradores das comunidades.

O Cinemão tem uma lista de patrocinadores e apoiadores como Ministério da Cultura, Banco Itaú, Centro de Informação das Nações Unidas, UPP Social. O nome é uma alusão ao veículo caveirão, nome popular do carro blindado usado pelo batalhão de operações policiais especiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

(DC, 10/03/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *