Matrícula dos veteranos da Udesc começou na quinta-feira
08/02/2013
Parlamentares apresentam sugestões para o combate à onda de criminalidade
08/02/2013

UFSC está entre as melhores universidades no Webometrics Ranking

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está entre as melhores universidades não só no cenário nacional como internacional, segundo a classificação do Webometrics Ranking of World Universities, divulgado em janeiro de 2013. O Webometrics é uma pesquisa realizada desde 2004 pelo Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa do Conselho Superior de Investigações Científicas, ligado ao Ministério da Educação da Espanha. É publicado duas vezes por ano, nos meses de janeiro e julho. O instituto monta o ranking a partir da análise do material disponibilizado nos sites das universidades. Nos últimos levantamentos foram avaliadas, em média, 20 mil instituições. Para os organizadores, a presença de uma instituição de ensino e pesquisa na internet é um indicativo de sua excelência e de seu comprometimento com a disseminação do saber.

Entre os critérios utilizados na elaboração do ranking estão a abertura aos usuários (Openness), o volume total de material disponível na web, a qualidade da produção, o impacto e o compromisso com a publicação de trabalhos acadêmicos em revistas científicas internacionais. No quesito Openness, a UFSC figura em quarto lugar.
Em levantamento anterior, divulgado em 2012, a UFSC apresentava-se como a segunda instituição brasileira, a primeira universidade federal, a terceira na América Latina e ocupava o 129º lugar no ranking mundial. Neste ano, é a quinta instituição brasileira, a terceira federal, a sexta da América Latina e ocupa o 205º lugar no ranking mundial.
Harvard University, Stanford University e Massachusetts Institute of Technology se mantêm no topo da classificação mundial. Entre as brasileiras lideram a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O ranking completo e mais informações estão em: http://www.webometrics.info/en/Latin_America/Brazil

(UFSC, 07/02/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *