Prefeitura revisa processos para estimular economia
19/02/2013
Processo de licenciamento ambiental da Ponta do Coral é suspenso em Florianópolis
19/02/2013

Secretaria de Saúde intensifica ações de combate à dengue

A Secretaria Estadual de Saúde, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIV), vem intensificando as ações de prevenção e combate à dengue em Santa Catarina. A medida visa evitar que o vírus do mosquito Aedes aegypti se desenvolva no estado. Até o momento todos os 52 casos registrados, em 21 municípios catarinenses, foram importados por pessoas contaminadas.

Segundo a gerente de do Centro de Zoonoses e Entomologia, Suzana Zeccer, além dos casos confirmados, 534 focos do mosquito foram detectados no estado, triplicado os números em relação aos registrados no mesmo período de 2012, com 174 focos. “Até o momento a região Oeste é a mais preocupante. Chapecó possui dois casos confirmados, mas concentra 274 focos, expondo 80% da população a locais de contaminação”.

De acordo com Suzana, as duas principais causas da disseminação do mosquito Aedes aegypti são as altas temperaturas associadas a chuvas intensas, comuns nesta época do ano. Dentro dessas especificações, Suzana ressalta que a principal ação contra a dengue é ficar atento e não baixar a guarda no combate ao mosquito, seguindo as orientações. “Além de fiscalizar, a Secretaria de Saúde está programando uma capacitação para médicos com objetivo de prevenir e tratar a doença. Este treinamento será realizado por web- conferência e estará disponível no site da secretaria em breve”.

Na ocasião, Suzana destacou que as equipes de fiscalização estão nas ruas, com aproximadamente 20 mil armadilhas instaladas, em diversas cidades catarinenses, prontas para detectar os focos e alertar a população sobre os principais cuidados e maneiras de evitar a proliferação do mosquito portador da doença.

Sintomas da doença
– Febre alta por vários dias seguidos;
– Dores de cabeça, nos olhos, músculos e articulações;
– Manchas avermelhadas por todo corpo e, em alguns casos, sangramento da gengiva e do nariz;
– Falta de apetite, desânimo e muita fraqueza.

Casos Confirmados
Arroio Trinta 1
Blumenau 7
Bruque 1
Chapecó 2
Concódia 1
Florianópolis 5
Garopaba 1
Itajaí 6
Jaraguá do Sul 8
Joinville 10
Lages 1
Navegantes 1

(ALESC, 18/02/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *