Programa qualifica e impulsiona Vias Gastronômicas de Florianópolis
27/02/2013
Carros que estacionarem no aterro da Baía Sul, na Capital, serão multados
27/02/2013

Programa ReÓleo da ACIF recebe certificado do Guinness Book

Florianópolis agora é, oficialmente, a cidade que mais recicla óleo de cozinha no mundo, segundo o Guinness Book. Na próxima quinta-feira (28), às 18h, o programa ReÓleo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) apresenta o certificado emitido pelo livro dos recordes em evento na Lagoa da Conceição para escolas, empresas e instituições que contribuíram para a campanha Floripa no Guinness – todos serão homenageados pela participação. Durante o mês de setembro de 2012, a campanha promovida pelo ReÓleo recolheu 18.670 litros do resíduo em 30 dias, superando a meta de 10 mil litro estabelecida pelo Guinness.

A marca será registrada na próxima edição do livro dos recordes, com lançamento em novembro deste ano. De acordo com o coordenador da campanha e diretor do ReÓleo, Luiz Falcão de Moura, a campanha serviu para alavancar o programa. “Já estamos traçando uma nova meta até abril, que é chegar aos 2 milhões de litros, arrecadados e reciclados desde a criação do programa”, diz . Segundo Falcão, “é preciso agradecer a todos que contribuem com o ReÓleo e, assim, com a preservação da cidade”, destaca.

Para o presidente da ACIF, Doreni Caramori Jr., é uma alegria ver uma ideia que começou com um grupo de empresários da Lagoa da Conceição ganhar tanta força e mobilizar toda a população. “Com o programa ReÓelo e agora com a campanha para o Guinness, idealizados e desenvolvidos pela Associação, pudemos mostrar que com uma pequena mudança de atitude contribuímos muito para a preservação ambiental e o futuro do planeta”, diz.

A iniciativa movimentou toda a comunidade – moradores, proprietários de bares, restaurantes, hotéis, escolas entre outros -, que deixaram de descartar o óleo usado na pia de cozinha ou jogá-lo direto no solo. O material passou a ser colocado em garrafas ou bombonas e entregue em um dos mais de 40 pontos de entrega da Capital. O óleo seguiu para a Ambiental Santos, em Curitiba, parceira do programa, onde foi transformado em produto de limpeza.

Hoje, o programa conta com mais de 200 pontos de entrega espalhados por toda a Grande Florianópolis. Além da coleta e reciclagem, o ReÓleo também realiza palestras de educação ambiental para crianças e adolescentes. “Em 2013, a ideia é levar as apresentações didáticas para 80% da rede de ensino da região. Para isso já temos parceiras com as secretarias municipal e estadual de educação”, explica Falcão.

Veja como participar no http://www.acif.org.br/reoleo.

(ACIF, 26/02/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *