Guarda Municipal intensifica fiscalização das ciclofaixas
18/02/2013
Falta táxi e boa educação em Florianópolis
18/02/2013

Ciclofaixas e o transporte por bicicletas

(Por Daniel A Costa DC, 18/02/2013)

Ciclofaixa é a faixa destinada ao trânsito de bicicletas sem uma separação física da via, ou seja, apenas com pintura e tachões delimitando. É utilizada em vias onde motorizados transitam em velocidades de até 40 km/h. São muito importantes para a mobilidade urbana das pessoas, conferindo espaço e segurança para o deslocamento por bicicletas, e funcionam também como interligação entre as ciclovias e demais vias da cidade.

Infelizmente, Florianópolis foi construída nas últimas décadas visando a apenas a mobilidade por meios motorizados. Neste sentido, a implantação de estruturas que estimulem o uso da bicicleta, é sim, boa parte da solução para os graves problemas de mobilidade e de poluição do ar. Assim, também estaremos trabalhando para oportunizar uma demanda reprimida de mais de 70% das pessoas em Florianópolis que querem e gostariam de utilizar a bicicleta em seus trajetos pela cidade.

Ruas são para o deslocamento e não foram feitas para o estacionamento de veículos; as ciclofaixas são uma forma de devolver os espaços públicos e garantir o fluxo de bicicletas na cidade, democratizando e humanizando a cidade. O transporte ativo, a bicicleta, deve ser priorizado porque traz saúde para os usuários e para a cidade, reduzindo, inclusive, gastos com o sistema de saúde, e representa economia para a população.

A bicicleta é, atualmente, o único veículo realmente sustentável. Cidades com maior número de bicicletas nas ruas apresentam uma melhor qualidade de vida. Assim, é dever do poder público garantir a correta implantação destas estruturas, sinalizar, fiscalizar e educar todos os integrantes do trânsito para que a mobilidade seja um direito garantido para todos, independentemente do modal escolhido.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *