Maratona Cultural de Florianópolis celebra a cultura catarinense em sua terceira edição
25/02/2013
CCZ realiza ação de prevenção da Dengue no Aeroporto Hercílio Luz
26/02/2013

Centro de descarte de eletrônicos entra em operação

O Comitê para Democratização da Informática (CDI-SC) inaugurou nesta segunda-feira, dia 25, um novo Centro de Reutilização de Resíduos Tecnológicos (CERTEC), destinado ao processamento de equipamentos eletrônicos de informática descartados. O Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável Rui Luiz Gonçalves esteve presente na inauguração, representando o Prefeito Cesar Souza Júnior. O antigo centro, no bairro José Mendes, em Florianópolis, foi desativado.

O novo endereço deve melhorar a logística do descarte de aparelhos eletrônicos por grandes empresas, já que a proximidade com a BR-101 facilita o acesso ao CERTEC. O espaço para carga e descarga do material foi ampliado, bem como a área de processamento do material. Por mês, são processadas cerca de 70 toneladas de equipamentos, vindos de empresas e de pessoas físicas de todo o estado de Santa Catarina, número que deve aumentar com a inauguração do novo CERTEC.

Como funciona o CERTEC
Assim que chega ao CERTEC, o material passa por uma triagem. Em geral, cerca de 20% do que é recolhido ainda tem condições de ser reutilizado, e então é enviado para o laboratório do CERTEC ou para o Curso de Manutenção e Montagem de Computadores do CDI-SC, em que jovens de comunidades carentes aprendem a recuperar os equipamentos e se tornam técnicos em informática.

Nesse curso, já se formaram 103 alunos que ingressaram no mercado de trabalho como empreendedores, funcionários de assistências técnicas ou trabalhando de forma autônoma. O material sem condições de reutilização é desmanchado e gera matéria-prima para outros recicladores: plástico, alumínio, vidro, placas eletrônicas, cobre, etc.

Dessa forma, todo o lixo eletrônico é reaproveitado, evitando que as substâncias altamente tóxicas presentes nos equipamentos de informática contaminem o meio ambiente ou afetem a saúde da população.

A população interessada em se desfazer de equipamentos usados de informática podem ir até os postos de coleta espalhados na Grande Florianópolis, em supermercados, shopping centers, lojas de Informática e empresas parceiras, divulgados no site www.cdisc.org.br.

(PMF, 25/02/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *