Custo de vida em Florianópolis registra a maior alta dos últimos vinte meses
06/02/2013
Ataques à luz do dia
06/02/2013

Vagas federais serão pedidas hoje

O Estado descarta pedir ajuda da Força Nacional em reunião, hoje, do governador Raimundo Colombo com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em Brasília. A pauta do encontro é a transferência dos líderes do Primeiro Grupo Catarinense (PGC) para penitenciárias federais em Regime Disciplinar Diferenciado, que tem uma série de restrições de comunicação e de comportamento, conforme o DC antecipou ontem.

O governador não vai pedir auxílio porque entende que o Estado tem controle da situação. Colombo discutirá as vagas abertas pelo governo federal para abrigar os responsáveis pelos atentados. Há a possibilidade de transferir 30 detentos para uma das quatro penitenciárias federais, mas integrantes da Secretaria de Segurança Pública desejam a remoção de 50 presos.

A lista dos criminosos que vão para o sistema federal não foi divulgada. O Departamento de Administração Prisional anunciou que sequer a data da transferências vai ser relevada.

O encontro vai tratar ainda de reforço para os órgãos de segurança pública. Haverá um pedido por mais carros para as polícias Civil e Militar e armamentos. As duas corporações têm uma reclamação histórica de falta de armas de grosso calibre.

Na reunião, também deve ser tratada a melhora no envio de informações da Polícia Federal e da Agência Brasileira de Inteligência para os órgãos de segurança de Santa Catarina. Relatórios sobre a chegada de armas e de carregamento de drogas, principalmente. A intenção é aumentar o número de apreensões e minar o poder da facção criminosa.

O ministro da Justiça ouvirá ainda um relato das providências tomadas pelo governo catarinense. Será mencionada a mobilização das polícias Civil e Militar, a escolta aos ônibus e a criação de um grupo de inteligência que reúne todos os órgãos mais o Ministério Público de Santa Catarina.

(DC 06/02/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *