Prefeito de Florianópolis decreta luto de 7 dias por tragédia em Santa Maria
28/01/2013
Comcap começa limpeza do mirante do Morro da Cruz em Florianópolis
28/01/2013

Secretário fica impressionado com atuação da CDL no centro histórico

O secretário Dalmo Vieira Filho, do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, disse ter ficado impressionado com as ações e os projetos da CDL de Florianópolis para buscar a revitalização do centro da cidade. Em visita à sede da entidade, “para apoiar iniciativas e abrir um canal de contato”, Dalmo foi recebido, no final da tarde de quarta-feira (23), por membros da diretoria e do Núcleo do Centro Histórico. Ele ouviu relato sobre a atuação da CDL para valorizar o centro histórico nos aspectos histórico, sociocultural, urbanístico, arquitetônico, turístico e comercial, mas também foi destinatário de algumas reclamações sobre posturas municipais que trazem impacto negativo ao comércio.

Foi um primeiro encontro, segundo o secretário, “para estabelecer um canal direto com a CDL” e para abrir caminho para novas reuniões: a próxima já está previamente agendada para logo depois do Carnaval. “A cidade é um organismo vivo e o centro é o cérebro, o coração. Cada um dos senhores é um patrimônio da cidade. Não sou contra o shopping, mas nada supera o comércio do centro”, disse Dalmo.

Ele adiantou que há proposta de transformar o Terminal Urbano Cidade de Florianópolis num centro popular, com cinema ao ar livre e museu, aproveitando o Direto do Campo – que está sendo desalojado por determinação judicial – para funcionar como uma espécie de feira livre. Com isso, atrairia mais gente para a região, o que vem ao encontro do que busca o Núcleo do Centro Histórico. O presidente da CDL, João Batista Lohn, garantiu que a entidade estará aberta para “ajudar a construir”. Osmar Silveira, diretor de Assuntos Públicos e Políticos, também colocou a CDL – “que é apolítica, mas que tem a política pelo bem da cidade” – à disposição.

Como aspectos negativos, foram apresentados ao secretário a cobrança de taxa de funcionamento do comércio em horário especial aos sábados, a aplicação da lei 422/12 – uma enxurrada de multas, sem qualquer orientação aos comerciantes – a falta de fiscalização do comércio ambulante e a necessidade de se impedir a atuação dos catadores ilegais de lixo no centro da cidade. Dalmo Vieira Filho comprometeu-se a levar as queixas ao prefeito.

Ao final da reunião, o secretário reforçou o caráter urbanístico que quer imprimir a sua gestão – que contará com o apoio de uma equipe “essencialmente técnica”, segundo ele – e disse que quer que Florianópolis seja vista como “uma referência de cidade humanizada”.

(Por PalavraCom, 25/01/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *