2013: um ano para se repensar o uso da água
21/01/2013
Liberada a venda e consumo de ostras
22/01/2013

Promessa de um novo Rita Maria para 2014

Edital para a recuperação do Terminal foi lançado ontem. A solenidade de anúncio da publicação, com o governador do Estado, Raimundo Colombo, ocorreu no próprio terminal. No local, serão aplicados R$ 6,7 milhões em obras de impermeabilização e reestruturação do telhado, além da recuperação da estrutura do subsolo. Construído em 1981, o prédio nunca havia passado por uma reforma desse porte.

Uma moradora da Capital e usuária do Terminal Rita Maria, Fernanda Medeiros, resume em poucas palavra a situação da rodoviária, porta de entrada da cidade.

– Em dias de chuva, tem até goteira aqui. No momento, não é um bom cartão de visitas para a cidade. Tomara que melhore logo – espera a universitária, ao levar familiares para pegar ônibus.

O desejo de Fernanda pode estar perto de acontecer. Foi assinado ontem, pelo governador Raimundo Colombo, o edital para a reforma do Rita Maria.

A ordem de serviço da obra, apontada como a maior realizada no prédio desde 1981, deve ser assinada em pouco mais de 60 dias, após a divulgação da vencedora da licitação. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até março de 2014. Mas autoridades admitem que o prédio precisará ainda de outros reparos.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Valdir Cobalchini, reforçou que a intenção para se fazer as intervenções no local era muito antiga. A ação dependia de um projeto para se analisar as necessidades mais urgentes.

As medidas emergenciais no telhado e no subsolo foram constatadas por uma análise realizada desde o ano passado pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra).

– Paralelamente a essas obras, o terminal passará por uma revitalização interna, envolvendo os banheiros e até a estética da área de 15 mil m2. Serão obras mais fáceis, envolvendo novas licitações. Até o final do mandato, espero que possamos fazer toda essa revitalização – detalhou.

O presidente do Departamento de Transportes e Terminais (Deter) do Estado, Neri Garcia, complementa que licitações para a instalação de piso tátil, melhorando a acessibilidade, e do aprimoramento do sistema elétrico e de iluminação devem ser lançados ainda neste mês. Essas alterações lembradas por Garcia seguem determinações da Justiça.

Há duas semanas, o órgão decidiu que trabalhos em relação à parte elétrica e à acessibilidade para portadores com deficiências físicas deveriam ser concluídos em 180 dias.

O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior, reafirmou ações da prefeitura para garantir, inclusive, a segurança no local.

(DC, 22/01/2013)

Terminal Rita Maria será reformado pelo governo

Prefeito Cesar Souza Júnior participou com o governador Raimundo Colombo da assinatura do edital para reforma

foto/divulgação: Rodrigo Viegas

Prefeito assina edital para reforma do Rita Maria

Prefeito Cesar Souza Júnior participou, na manhã desta segunda-feira, em companhia do governador Raimundo Colombo, da assinatura do edital para reforma do Terminal Rodoviário Rita Maria. Cesar destacou a importância da obra para a cidade e agradeceu ao governador o empenho do governo do Estado em melhorar as instalações da principal porta de entrada de Florianópolis para quem chega à cidade de ônibus.

“O Terminal Rita Maria já foi um dos orgulhos de Florianópolis, obra arrojada, a frente de seu tempo e serve nossa região há 30 anos. Essa reforma estrutural que se avizinha é essencial para que esse atendimento continue e ainda melhore. Também é importante que essas melhorias se estendam para a qualificação de todos os serviços do Terminal. Essa é mais uma iniciativa elogiável do governador Colombo em relação a Florianópolis”, destacou o prefeito.

O edital prevê a impermeabilização do telhado e a recuperação das estruturas da cobertura e do subsolo, com investimentos da ordem de R$ 7 milhões. O prazo para a execução da obra é de um ano.

Inaugurado em 1981, o Terminal Rita Maria recebe atualmente cerca de 8 mil pessoas por dia e aproximadamente 500 ônibus. A estrutura em concreto, metal, vidro e madeira, que ocupa uma área de 15 mil metros quadrados, nunca passou por uma ampla reforma.

(PMF, 21/01/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *