CODENI – Conselho de Desenvolvimento do Norte da Iha
31/01/2013
Folha assusta governo de SC
31/01/2013

Incêndio em bc põe polícia da capital de prontidão

Um atentado em um ônibus em Balneário Camboriu, por volta das 22h de ontem, reacendeu o alerta na polícia catarinense, que ainda se recupera dos atentados de novembro do ano passado.

No Bairro Vila Real, um motorista foi obrigado a parar e descer do veículo, antes de homens terem colocado fogo no coletivo.

Minutos depois, o alerta chegou ao comando da Polícia Civil da Grande Florianópolis. O diretor da Delegacia de Polícia da Grande Florianópolis, Ilson Silva, confirmou ao DC o estado de alerta na corporação.

– Estamos todos na rua – falou Silva no início desta madrugada, por telefone.

Segundo ele, todos os policiais que podiam ter sido convocados foram chamados.

– Estamos fazendo rondas intensivas, em vários pontos da Ilha e também na área continental da Capital.

Muitos policiais teriam sido chamados em casa. Uma fonte do DC informou, ontem à noite, logo após a notícia do incêndio, que os líderes da facção Primeiro Grupo Catarinen (PGC), formado nas cadeias de Santa Catarina, teria emitido o que na linguagem policial se diz um “salve geral”. É uma espécie de senha para convocar os criminosos a promoverem atos de vandalismo ou mesmo terrorismo. O temor é o retorno dos atentados ao transporte coletivo que asssombou Santa Catarina no feriado da República.

(DC, 31/01/2013)


Pelo menos três ataques a ônibus foram registrados em menos de cinco horas em Santa Catarina

Em menos de cinco horas a Polícia Militar (PM) de Santa Catarina registrou pelo menos três ataques a ônibus no Estado. De acordo com o secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, César Grubba, a Polícia está em alerta desde a noite da quarta-feira, quando foi registrado o primeiro ataque a ônibus em Balneário Camboriú. Secretário ainda não confirma relação dos ataques com os atentados de 2012.

Por volta das 22h da quarta-feira, 30, o motorista de um ônibus foi obrigado a parar e descer do coletivo, antes de dois homens terem colocado fogo no veículo.

Durante a madrugada da quinta-feira outros dois ataques a ônibus foram registrados em Gaspar, no Vale do Itajaí. O primeiro foi por volta das 2h20 e um ônibus foi totalmente destruído pelas chamas. E outro incêndio, registrado 20 minutos depois, foi controlado pelo motorista do ônibus com o próprio extintor do veículo.

Os casos estão sendo investigados para saber se existe relação com os atentados ao transporte coletivo, que assombrou Santa Catarina no feriado da República em 2012.

Viatura incendiada

Em Itajaí, uma viatura da Coordenadoria de Trânsito (Codetran) foi incendiada por volta da 1h30 desta quinta-feira. O veículo estava no pátio da coordenadoria, na Rua Blumenau, quando alguém teria passado de carro e jogado um coquetel molotov.

(Por Juliano Zanotelli, DC, 31/01/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *