Para promotor, ala do Mercado Público deve ser interditada
09/01/2013
Trânsito difícil de organizar
09/01/2013

Obra no Terminal Rita Maria deve ocorrer em 180 dias

O Departamento de Transportes e Terminais (Deter) tem prazo de 180 dias para fazer obras no Terminal Rita Maria, na Capital, sugeridas pelo Corpo de Bombeiros. Os trabalhos devem incluir a substituição da parte elétrica, os quais precisam seguir normas estabelecidas, e de acessibilidade para portadores de deficiências físicas.

A decisão do juiz Hélio do Valle Pereira, da Vara da Fazenda Pública, atende à ação civil do Ministério Público de Santa Catarina. O MP se baseou nas condições ruins que colocam em risco a segurança do local por ondem passam cerca de 1,5 milhão de pessoas por ano.

Os problemas são de estrutura e de conservação. Desde a inauguração, há 30 anos, o prédio não recebeu tratamento de engenharia para minimizar os riscos a que estão expostos os usuários. Infiltrações nas calhas de concreto aumentaram com a ação do tempo e, em dias de chuva, as goteiras aparecem no interior do prédio. Além disso, existem banheiros desativados e buracos na pista do estacionamento.

Em 2010, o prédio chegou a ser declarado em estado de emergência por causa da queda de pedaços das telhas. Um decreto permitiu fazer reparos emergenciais sem a necessidade de licitação, mas nos 90 dias de prazo nada foi feito para resolver o problema de forma definitiva.

Ontem, houve uma reunião com o secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, que garantiu parte dos recursos para a obra. O projeto de recuperação definitiva tem custo de cerca de R$ 7 milhões e duração de 12 meses. Parte do montante, menos de 50%, sairá do orçamento do Deter. Garcia entende que não haverá a necessidade de interromper o atendimento integral aos usuários do terminal durante as obras.

(DC, 09/01/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *