Capital vai diversificar turismo
15/01/2013
Construção de calçadas e ciclofaixas trouxe problemas para moradores de Palhoça
16/01/2013

Infraero e governo de SC prometem encurtar prazos

Presidente da estatal que administra o terminal garantiu que a nova estrutura vai começar a operar em maio do próximo ano

A promessa de ritmo acelerado nas obras de acesso e de ampliação do Aeroporto Internacional Hercílio Luz marcou o evento organizado pelo governo de SC para a assinatura da ordem de serviço do projeto no Sul da Ilha.

Na ocasião, o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, garantiu que o novo terminal ficará pronto antes da Copa, afirmou que a estatal está negociando para assumir o aeroporto de Chapecó e que investirá em Navegantes (veja detalhes na entrevista abaixo).

Entre aplausos e discursos inflamados de que esta deve ser a mais importante obra para Florianópolis nos últimos anos, o governador Raimundo Colombo enfatizou que a duplicação da Diomício Freitas e as obras de acesso ao novo aeroporto ficarão prontas em junho de 2014 – oito meses antes do que o cronograma original. O presidente da Infraero garantiu que o novo terminal de passageiros poderá entrar em operação em maio do próximo ano.

A alternativa encontrada pela Infraero para que o terminal comece a operar sem o acesso viário estar pronto será utilizar uma via projetada entre os dois terminais.

Para que as obras de responsabilidade do governo de SC fiquem prontas antes do prazo, o secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, explicou que foi acertada, com o consórcio vencedor da licitação, a execução de quatro frentes de trabalho para agilizar as obras.

– O prazo é junho de 2014 porque, neste período, o novo terminal de passageiros estará 70% pronto e com condições de uso. Temos ainda o compromisso de que a obra esteja concluída no início da Copa, inclusive por negociação com seleções que poderão fazer a pré-temporada na Capital – justificou.

Junto com a instalação das quatro frentes de trabalho, serão feitas as indenizações de 317 imóveis por onde passará o traçado. A prefeitura ainda precisa fazer o cadastramento das famílias, para que o Estado possa avaliar os valores e pagar os proprietários. O custo está estimado em R$ 15 milhões.

(DC, 16/01/2013)

“Teremos que pensar em nova expansão”

Gustavo do Vale/Presidente da Infraero

Diário Catarinense – Quando o novo terminal da Capital entrará em operação?

Gustavo do Vale – Em maio de 2014 estará pronta a obra de infraestrutura, pátios, saídas rápidas. A parte operacional, que afeta os passageiros, estará pronta entre maio e junho. Poderá e vai entrar em funcionamento. Evidentemente que, até terminar tudo, em novembro, os dois terminais funcionarão conjuntamente.

DC – Como será a operação simultânea?

Vale – Só vamos desativar o atual quando o outro estiver pronto. Nesse período (de funcionamento simultâneo), vamos montar toda a infraestrutura de modo as coisas ficarem mais fáceis para o passageiro, inclusive com ônibus para transporte, se necessário. Faremos, inclusive, a construção de uma via para ligação entre os dois terminais.

DC – Por quanto tempo o novo terminal conseguirá absorver o movimento?

Vale – O terminal terá capacidade para absorver a demanda entre os próximos oito ou 10 anos. Por volta de 2017, 2018, teremos que pensar seriamente na expansão dele.

DC – Há planos para melhorar os outros aeroportos de Santa Catarina?

Vale – No caso de Navegantes, precisamos remodernizar o aeroporto. Temos um projeto de aumento da pista e reforma do terminal. Temos conversado com a Secretaria de Aviação Civil e a prefeitura sobre Chapecó. A conversa é para que assumamos o terminal.

DC – Quando isso poderá ocorrer?

Vale – Imagino que daqui a dois ou três meses, quando tivermos consolidado o processo de criação da Infraero Serviços, poderemos conversar mais diretamente sobre isso. O aeroporto precisa ser completamente modernizado.

(DC, 16/01/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *