Material com ascarel vai ser retirado da Tapera
24/01/2013
Avaliação para reativar terminal em Capoeiras
24/01/2013

Comerciante da Baía Sul espera solução para amanhã

Prefeitura, Direto do Campo e Camelódromo buscam novo local para operar
A única coisa que está definida em relação ao terreno da Baía Sul, de Florianópolis, é a desocupação até o início de março, seguindo-se uma determinação judicial de três anos atrás. Ainda não foi estipulado qual espaço receberá o Camelódromo e o Direto do Campo, instalados no aterro.
O novo local deve ser proposto até o final desta semana pelo conselho da prefeitura. Ao mesmo tempo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano informou que está em fase de finalização o esboço de um projeto de revitalização da área no Centro.
O conselho da prefeitura, presidido pelo procurador-geral do município, Julio Cesar Marcellino Júnior, foi oficializado na última segunda-feira e tem entre os objetivos executar um plano de desocupação e realocação dos comerciantes da área de 32,7 mil m2 do aterro.
Alternativas devem ter respaldo na legislação
De acordo com o procurador-geral, os dois primeiros encontros do conselho foram focados na definição de um local para que seja feita a transferência dos comerciantes. Marcellino acredita que até amanhã é possível chegar a resultados mais concretos.
– A comissão está analisando as alternativas, verificando a legalidade, para formalizar o pedido do terreno aos titulares. Na Ilha, quase tudo passa pela União. É um processo burocrático – explica Marcellino.
Se os entraves burocráticos atrapalharem o processo, não se descarta a possibilidade de primeiro se liberar o terreno da Baía Sul para só depois se definir um novo espaço para os comerciantes. Outro desafio é a retirada das instalações do terreno da Baía Sul. A operação deve levar10 dias. A estrutura poderá ser reaproveitada na nova área. Sem um novo terreno, os prédios serão demolidos.
O advogado que representa o Camelódromo e o Direto do Campo, Alessandro Marceddu, informa que os 300 comerciantes aguardam um posicionamento oficial da prefeitura ainda nesta semana. O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Dalmo Vieira Filho, ressaltou, por meio da assessoria, que a área será revitalizada.
(Por Gabrielle Bittelbrun, DC, 24/01/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *