Moradores de rua intensificam a violência no Centro de Florianópolis
09/01/2013
Solução para a Casa de Câmara e Cadeia
09/01/2013

Chega de crescimento desordenado

Da coluna de Moacir Pereira (DC, 09/01/2013)
As oposições de Florianópolis não têm do que se queixar. O prefeito Cesar Souza Junior (PSD) está tomando medidas que são mais comuns às esquerdas. Os adversários, muito menos. Ele adotou uma meta republicana ao reconhecer méritos em secretários do antecessor. Mais do que isso, teve a coragem de manter os especialistas, com destaque para a educação. Os eleitores que nele votaram só têm o que comemorar. Tudo o que foi feito corresponde às promessas de campanha. Não há surpresa nem mesmo nos dois decretos que procuram evitar esta bagunça generalizada, com crescimento desordenado e perda da qualidade de vida.
O prefeito assinou os dois decretos – de suspensão dos alvarás de construção e o de revisão das licenças concedidas nos últimos seis meses – transferindo toda a responsabilidade para o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, o arquiteto Dalmo Vieira Filho. Ele está transformado no primeiro-ministro da nova gestão. Nenhum secretário teve tanto poder na recente história da Capital. A missão que lhe foi outorgada vai exigir muita competência e, sobretudo, muita transparência. Tudo precisa ficar muito claro nas possíveis revisões ou cassações de licenças. Afinal, os interesses em jogo, sabemos todos, são milionários e poderosos. Prevalência do interesse público e a proteção do futuro da cidade devem ser as prioridades.
A repercussão destas medidas tem sido a melhor possível nas redes sociais. O empresariado é que anda apreensivo. O setor da construção civil, reagindo. Mas é indispensável uma parada, ao menos para reflexão e definição de rumos.
Afinal, este crescimento selvagem não é exclusivo da Capital. Repete-se aqui na Grande Florianópolis e no resto do Estado. Portanto, é preciso um basta.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *