Cesar Souza Júnior assume e promete mudança
07/01/2013
Fatma divulga relatório com 21 pontos impróprios para banho em Florianópolis
08/01/2013

Após vazamento, oito mil litros de óleo são retirados da Tapera, em Florianópolis

Não está descartada a possibilidade de contaminação do mangue e da Baía Sul, onde há fazendas de ostras

Cinco dias de operação, oito mil litros de óleo retirados da subestação da Celesc, no Sul da Ilha. Resta na vala de drenagem, no bairro Tapera, 30% dos resíduos. Tóxicos, segundo a Fatma (Fundação do Meio Ambiente). Doze homens trabalham no local, supervisionados por técnicos da empresa Ecosorb, especializada na redução dos danos ambientais. Resultado das coletas serão entregues pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina), de Blumenau, aos técnicos da Fatma, na segunda semana de janeiro. Os fiscais não descartam a possibilidade de contaminação do mangue e da Baía Sul, onde há fazendas de ostras.

Há um mês, o vigia da subestação registrou na planilha roubo das tampas de cobre dos tanques TT1, TT2 e L2D. O diretor da distribuição da Celesc, Cleverson Siewert comunica que a empresa soube do vazamento dos 11,6 mil litros de óleo no dia 19, à tarde. Passados dois dias, iniciou-se a contenção e sucção da toxina. Em 50 horas de trabalho, 36 mil litros de óleo e água foram retirados da vala. A estimativa é que nos próximos dois dias a limpeza seja concluída. Os gastos estão orçados em R$ 60 mil. Bombeiros e Defesa Civil colaboraram com a ação.

Das 155 estações da Celesc espalhadas pelo Estado, a da Tapera era a única desativada. Há um ano estava sendo usada como laboratório para os estudantes da UFSC. Tramita no Governo do Estado a ação de transferência da área para universidade, em troca das terras próximas ao aeroporto. Nos bastidores é discutido de que é a culpa. “Primeiro resolvemos, depois iremos sentar e conversar para analisarmos quem é o responsável pela área”, afirma Siewert.

Siewert, também, esclarece que não há hipótese de falhas semelhantes nas outras subestações: “são monitoradas 24h por dia”. Os dois transformadores de energia, da Tapera, não serão mais carregados com óleo – que serve para resfriar as máquinas – a subestação está oficialmente desativada. Laudos da Fatma determinarão se a poluição foi atenuada.

(ND, 27/12/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *