Descaso produz mais esgoto na Lagoa da Conceição
12/12/2012
ANTT vai recorrer contra análise de irregularidades na BR-101
12/12/2012

Artigo escrito por Sílvio Prado – Arquiteto, urbanista e professor da Unisul (DC, 12/12/2012)

Clementino, cidadão simplório, viveu eternamente noivo na antiga Florianópolis; no imaginário, sempre desejando o casamento, mofou com a pomba na balaia, morreu noivo. O caso do contorno viário de Florianópolis, não fora a infeliz coincidência de infindáveis reuniões, sem solução prática, parece não encontrar final feliz; vai morrer tal qual Clementino: sonhando.

O início de tudo se deu em 1998, com o trajeto original de 47 quilômetros que foi projetado pelo DNER (atual Dnit) e deveria ter sido construído com a duplicação da BR-101. Passado o tempo e o abandono da ideia e da obra, esta foi incluída no pacote de concessão para a Autopista Litoral do trecho da BR-101 em Santa Catarina.

Para diminuir custos, a empresa apresentou projeto encurtando o anel viário em para 24 quilômetros. O trajeto inicial era para ter início no km 175, em Biguaçu, terminando depois do Rio Cubatão, em Palhoça. O projeto encurtado, sem consulta às autoridades e municípios envolvidos, recebeu os aplausos da ANTT. Entra em campo a representação política do Estado, que, em conjunto com a sociedade civil, busca cobrar do governo a responsabilidade pela execução do trajeto original de 47 quilômetros.

Em Palhoça, um condomínio foi construído sobre o traçado original do contorno: quanta falta de responsabilidade dos gestores. Novas exaustivas reuniões em Brasília, parte dos relatórios do Ibama teriam sido realizados, volta tudo à estaca zero. Agora, novas decisões foram tomadas. Parece que Clementino vai finalmente casar em 2017, mas só se cumprir o seguinte: deve apresentar novo relatório de impacto ao Ibama. Feito isso, o novo projeto deverá ser protocolado em abril de 2013.

Se tudo der certo, as obras do contorno viário iniciarão em outubro do próximo ano, e estarão concluídas em 2017, quando finalmente Clementino vai casar.

O caso do contorno viário de Florianópolis parece não encontrar final feliz; vai morrer tal qual Clementino: sonhando.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *