SC-403, no Norte da Ilha, entra na lista de espera
19/12/2012
Projeto da ANTT está indefinido
19/12/2012

Da coluna de Carlos Damião (ND, 19/12/2012)

O Notícias do Dia publicou na edição de ontem um importante diagnóstico sobre a mobilidade em Santa Catarina, às vésperas de uma nova temporada de veraneio. O que mais se ouve nas ruas e mais se lê nas redes sociais é a expressão “vai piorar”, querendo significar um desalento quase que coletivo quanto ao trânsito nas nossas vias urbanas e rodovias que conduzem às praias, tanto em Florianópolis quanto em outros municípios do litoral catarinense. E constata-se, ao chegar mais uma temporada, que o tal contorno viário da Grande Florianópolis continua sendo uma promessa, conduzida à base da “enrolation” oficial, protagonizada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Tivesse sido iniciado e concluído, como previsto no contrato com a Autopista Litoral Sul, não teríamos essa ameaça pairando sobre o cotidiano dos moradores da região metropolitana. E isso para ficar só com a BR-101, a mais problemática das estradas federais em Santa Catarina, por causa do elevado volume de tráfego.

Paciência

O preocupante, no caso da BR-101, é que a concessionária vai continuar com as obras emergenciais (manutenção) durante toda a temporada. Se antes da temporada os motoristas já perdem horas em filas intermináveis, imagine-se durante os dias mais críticos deste mês e durante todo o mês de janeiro. Paciência pouca será bobagem. Aliás, já há quem prefira, perigosamente, viajar tarde da noite ou pela madrugada na BR-101 para escapar das tranqueiras.

Promessas

Especificamente quanto às rodovias internas da Ilha de Santa Catarina, sabemos que há demandas históricas, como a SC-403, ligando a SC-401 ao balneário de Ingleses. Ou a SC-405, que ganhou remendos insuficientes – como o elevado da Seta e uma terceira pista mais ou menos, ou seja, que não resolve quase nada. Problemas antigos, cujas promessas são renovadas pelo governo do Estado. Mas parece que agora são para valer. É o que esperamos.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Keller disse:

    Mais uma temporada, velhos problemas

    Camping Rio Vermelho????
    Data de apertura????…
    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *