Pesquisa revela perfil do administrador catarinense
18/12/2012
Contrato de funcionamento da Zona Azul é prorrogado por seis meses
18/12/2012

Expectativas de um verão positivo para o turismo catarinense

O verão será positivo para os envolvidos com o setor turístico catarinense. Mesmo com a restrição para liberação dos dólares, imposta pelo governo argentino, a expectativa de quem está envolvido no segmento é boa. Segundo estimativas da Santur (Santa Catarina Turismo SA), até ontem, chegaram ao Estado 15 voos charter oriundos da argentina. Até o fim da temporada de verão, esse número será de 600, igualando com a temporada passada.

A expectativa da Abih-SC (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina) também é otimista. Segundo o presidente, João Eduardo Moritz, os turistas devem chegar em maior número entre os dias após o Natal. “Há casos de hotéis que estão lotados para o período de Réveillon”, assegurou Moritz, calculando uma lotação que pode chegar perto de 100% para o feriado de Ano Novo.

O que preocupa a Fecomercio (Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina), é a redução dos turistas argentinos. Para o diretor executivo da entidade, Santa Catarina deveria incentivar a vinda dos vizinhos com estratégias de redução de impostos, semelhantes às realizadas pelo Uruguai para atrair quem vem da Argentina. “No Uruguai, o turista que fizer compras no comércio local conseguirá recuperar parte da compra, correspondente ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)”, comentou.

Para o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, a ideia de beneficiar os turistas estrangeiros é válida, entretanto, não pode ser posta em prática ainda para esta temporada. “Essa é uma situação que deve ser reavaliada pelo país e não ser uma ação isolada de Santa Catarina”, comentou Walendowsky, observando que para que haja a redução dos impostos nas compras dos turistas argentinos, deve existir uma lei específica. “Essa é uma ideia a ser pensada para o verão de 2014”, completou.

Turistas visitam mais o Estado

Para compensar o número menor de argentinos, o presidente do Convention Bureau Florianópolis, Eugênio Neto, aguarda por turistas vindos de outros lugares. “Esse ano teremos muitos visitantes de outros países da América Latina, como o Chile e a Bolívia”, pontuou. Além deles, Neto também aguarda um crescimento de turistas de outros continentes, principalmente da América do Norte e Europa. “Estamos vendendo Santa Catarina em todo o mundo. Além disso, devemos o aumento de turistas de outros continentes ao fato do Estado ter recebido muitas convenções internacionais durante o ano”, lembrou o presidente, garantindo que boa parte dos congressistas deve retornar ao Estado com a família para passar as férias.

O número de visitantes brasileiro também deve crescer em Santa Catarina. A responsável pelas vendas da região Sul e Sudeste da agência de turismo Fly Tour Viagens, Marília Závera de Melo, mostrou-se surpresa com a quantidade de pacotes vendidos para o Estado. “Superamos nossas expectativas para Santa Catarina. Além de vender para Florianópolis e Balneário Camboriu, muitas pessoas que nos procuram querem conhecer outros municípios”, comentou, destacando que a maior parte das vendas é feita para famílias com crianças e, em sequencia, para solteiros. Entre os destinos escolhidos pelos turistas brasileiros estão as cidades de Santo Amaro da Imperatriz, Itapema, Joinville e Blumenau.

(ND, 18/12/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. reinaldo disse:

    Florianópolis tem trocado a classe de turista há alguns anos. Antes vinha o argentino, o paulista em geral com a família e alugava casa, ficava em hotel, frequentava o comércio e fazia compras e mantinha uma postura de apreciador da natureza.
    Hoje com as festas, a classe turística é do ocasional rapidinho, que não vem alugar casa nem fazer compras nem apreciar a natureza, é o festeiro do Planeta, do Carnaval e do Ano Novo. Bebe bastante, incomoda, csusa transtorno no trânsito, acaba em delegacia, usa droga e até trafica.Os únicos beneficiários são os membros da mídia, imprensa falada,televisiva e jornais que lucram com as propagandas e divulgação. Uma falácia e uma enganação que vem destruindo a cidade.Cada vez mais viciados, drogados, arruaceiros e crimes, pois atrás vem a bandidagem, fornecedora e aproveitadora.
    Até a rede hoteleira já se pronunciou dizendo que as festas não modificam a lotação dos hotéis, e por escrito, na imprensa. Reflitam, vale a pena? Parece mais uma hipocrisia da mídia, lucrando em troca da conspurcação urbana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *