Polícia registra diminuição de furtos e roubos em Florianópolis em 2012
11/12/2012
Falhas na estação de tratamento contaminam lençol freático nas dunas da Lagoa da Conceição
11/12/2012

Capacitação em Informática e Cidadania forma 231 alunos de comunidades de Florianópolis

Neste sábado (8), o Comitê de Democratização da Informática em Santa Catarina (CDI-SC) realiza a formatura coletiva de 231 alunos nos cursos de Informática e Cidadania. O evento acontece a partir das 9h na Fecomércio, em Florianópolis. O CDI-SC, ONG que atua na inclusão digital de populações menos favorecidas na região da Grande Florianópolis, oferece gratuitamente cursos à comunidade, por meio de parceria com empresas, associações de moradores e instituições. No curso de Informática e Cidadania, é ensinado o funcionamento de Editor de Texto, Editor de Planilha, Editor de Slides, Internet e Sistema Operacional.

Na ocasião, também serão premiados os ganhadores do Edital de Jingle e Fotografia cujo objetivo é promover o tema da inclusão digital nas comunidades. Na categoria de fotografia, não houve concorrente classificado. Os ganhadores dos melhores jingles, que devem abordar o tema “Transformando Vidas Através da Tecnologia”, receberão um netbook (1º colocado) e um MP4 (2º colocado).

O CDI-SC oferece gratuitamente às comunidades capacitações de educadores, auxílio no desenvolvimento de metodologias, currículos específicos para diferentes grupos sociais, cessão de computadores, impressoras, software e material pedagógico. Além do acompanhamento técnico e pedagógico permanente em seu desenvolvimento, o CDI-SC também presta assessoria administrativa.

Ao longo dos 11 anos de atuação do CDI-SC, foram beneficiadas mais de 11 mil pessoas. Só em 2012, foram capacitados 661 alunos. A instituição também tem uma rede de atendimento à comunidade através dos Telecentros, espaços de internet comunitária que servem para uso de computadores, impressoras e internet, com auxílio de monitores. Neste ano, a frequência média de usuários nos Telecentros foi de 1.200 pessoas por mês.

Inclusão digital: SC e Florianópolis são destaques

O tema da inclusão digital ganhou destaque neste ano em Santa Catarina: uma pesquisa divulgada em julho deste ano pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), apontou que Florianópolis é a cidade que mais tem moradores com computador em casa, e em todo o estado de Santa Catarina 54,03% das pessoas têm computador em casa, índice à frente da média de 21,79% registrada no país. Para Heitor Blum S. Thiago, presidente do CDI-SC, inclusão digital é mais do que ter um computador em casa com internet. “É fundamental usá-lo como uma ferramenta que melhore a vida do usuário e das pessoas ao seu entorno”, opina.

SERVIÇO

O QUE: Formatura coletiva de alunos do CDI

QUANDO: 8 de dezembro, sábado, às 9h

ONDE: Fecomércio – Rua Felipe Schmidt, 785 – Centro, Florianópolis

INFORMAÇÕES: 3322 – 2020; email: cont…@cdisc.org.br

(Segs, 09/12/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *