Ponto de ônibus muda de lugar, perde o abrigo e é instalado em local sem iluminação pública
03/12/2012
Fim da obra na BR-101 só em 2017, aponta estudo da Fiesc
03/12/2012

10 anos sempre poluídos

Tratamento inadequado do esgoto e descarte de dejetos nas redes pluviais contaminam praias, lagoas e rios. Confira a explicação das prefeituras sobre os 14 pontos que há uma década estão impróprios para banho em Santa Catarina.

Nos últimos 10 anos, 14 pontos no Litoral catarinense se repetem na lista de locais impróprios para o banho. A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) classifica estas praias como pontos críticos e a exposição a eles pode trazer riscos à saúde de banhistas.

O oceanógrafo e mestre em Ciências e Tecnologia Ambiental Marcus Adonai Castro da Silva explica que a contaminação da água está ligada ao tratamento inadequado do esgoto doméstico, crescimento da urbanização e despejamento de dejetos nas redes pluviais que desembocam no mar. Áreas próximas a criadouros de animais também estão propícias à contaminação. O especialista afirma que o contato com água considerada imprópria para o banho aumenta o risco de contrair doenças, como as viroses, típicas do verão.

A partir de dezembro, a Fatma começa a análise em 195 pontos nos 500 quilômetros do Litoral de SC para medir os índices de balneabilidade. O gerente de Pesquisa e Análise da Qualidade Ambiental da Fatma, Haroldo Elias, explica que o parâmetro indicador para a classificação das praias é a densidade de coliformes fecais (contaminação por fezes) presentes na água.

No dia 13 de dezembro, em Florianópolis, um fórum da Fatma discutirá ações integradas do monitoramento da qualidade das águas balneárias e mostrará relatórios comparativos e análise dos últimos 10 e 15 anos.

(DC, 01/12/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *