Casan pode receber multa por irregularidades na ETE da Lagoa da Conceição
27/11/2012
Proselitismo
27/11/2012

Praça 15 de Novembro recebe presépio natural

Instalação natalina, que será inaugurada na terça-feira, às 19h, preserva uma tradição iniciada na década de 1970 por Franlin Cascaes

Em diversos países cristãos, anualmente, as famílias mantêm o costume de enfeitar as casas, trocar presentes e compartilhar à mesa uma especial refeição natalina para renovar laços de amor e fraternidade, celebrando o nascimento de Jesus. A simbologia da Ceia de Natal é o tema escolhido pelo artista plástico Jone Cezar de Araújo para compor o Presépio Natural da Praça 15 de Novembro, que será inaugurado nesta terça-feira (27), às 19h, preservando uma tradição que completa 39 anos em Florianópolis.

Até 6 de janeiro, as pessoas que visitarem a instalação poderão tirar fotografias e retirar no local um cartão postal com imagens e informações sobre o presépio. A obra patrocinada pela Prefeitura da Capital e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, conta com apoio cultural da Eletrosul Centrais Elétricas S.A.

Fragmentos de história

Na montagem de 2012 foram usados retalhos de tecidos, conchas, pedras e revistas. A decoração reaproveita ainda cacos de garrafas, cerâmicas e porcelanas domésticas em um trabalho de bricoleur, com peças coletadas durante três décadas nas praias de Florianópolis. “Para prevenir acidentes, era um hábito das famílias locais jogar ao mar as louças quebradas”, observa Jone Araújo.

Alguns fragmentos são de origem inglesa, portuguesa e japonesa, mas há também cerâmicas com características açorianas e louças nacionais, produzidas no Paraná, São Paulo e Santa Catarina. As peças foram identificadas não apenas pelas características de produção, como também pelo selo de proveniência.

Confeccionado com materiais naturais e artesanato local, o presépio conta com figuras de animais e humanas, entre elas, Jesus, Maria, José e os Reis Magos, além de uma rendeira e um pescador – personagens típicos da Ilha de Santa Catarina. A composição inclui também elementos associados à cultura local, tais como cestarias, cerâmicas, mantas de tear e rendas de bilro, assim como sementes, cascas de ostra, palhas e barba de velho.

Segundo Jone Cezar, a instalação na Praça 15 de Novembro é um convite para que os moradores de Florianópolis, tal qual uma grande família, celebrem os 39 anos do presépio e o aniversário de nascimento do Menino Jesus em um ambiente de paz e fraternidade. “Muitos destes cacos guardam histórias de vida. Quantas dessas louças compuseram as mesas dos jantares do dia a dia, dos batizados, dos casamentos e por que não das ceias de Natal de famílias da Ilha?”, indaga o artista.

Tradição preservada

Iniciada por Franklin Joaquim Cascaes na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a tradição de confeccionar um presépio rústico em tamanho natural para celebrar o Natal foi levada para a praça central da cidade na década de 1970, por incentivo do museólogo Gelci José Coelho, o Peninha, que queria difundir a arte presepista do pesquisador catarinense.

Após a morte de Cascaes, em 1983, Peninha continuou o projeto por quase uma década e, a partir de 1993, a responsabilidade foi assumida por Jone Cezar de Araújo. Natural do Morro da Fumaça, no sul do estado de Santa Catarina, o artista reside em Florianópolis desde 1968, onde descobriu a paixão pelas artes visuais e pela cultura popular, com ênfase para a confecção de presépios natalinos com diferentes técnicas e materiais.

Membro do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC e atual presidente da Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina, Jone Araújo integra a Associação Internacional dos Artistas Plásticos – Unesco/Sinapesp e é também presidente do Instituto Cultural e Presepista Ilha de Santa Catarina, que desde 2005 tornou-se o órgão oficial da arte presepista brasileira.

Quando iniciou o projeto na Praça 15 de Novembro, em 1994, o presépio natural foi reconhecido como o mais original do mundo, pelos integrantes do Congresso Mundial dos Presepistas, realizado na República Checa, organizado pela UN-FOE-PRAE (Federação Universal dos Presepistas).

Em quatro décadas de atividade na capital catarinense, Jone Cezar participou de mais de 60 exposições individuais e coletivas, conquistando cerca de 30 premiações neste período. Em 2005, o artista conquistou a medalha de ouro na 30ª Mostra Mundial Dei 100 Presepi, em Roma, e o prêmio do júri popular no 5º Concurso Nacional de Presépios de Greccio-Riete, também na Itália.

Serviço:

O Quê: Inauguração do Presépio Natural da Praça 15 de Novembro

“Presépio Franklin Cascaes”

Quando: Terça-feira (27/11) – 19h

Visitação até 6 de janeiro

Onde: Praça 15 de Novembro – Centro

Quanto: gratuito

(PMF, 26/11/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *