Cruzeiros e o turismo da Capital
13/11/2012
Mobilidade em questão
13/11/2012

Artigo escrito por Luís Lima – Presidente da Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer) (DC, 13/11/2012)

A construção de uma Florianópolis mais sustentável não é desafio apenas do poder público. Toda a sociedade, incluindo consumidores e setores produtivos, pode e deve dar a sua contribuição para alicerçar uma cidade ambientalmente correta. E o perfil dos edifícios da selva de pedra faz muita diferença, pois uma cidade sustentável passa por construções sustentáveis.

O concreto, amplamente utilizado na construção civil, apresenta isolamento térmico baixo em relação a materiais similares como os blocos cerâmicos. Já o uso abundante de vidro resulta em aumento excessivo da temperatura, com a entrada de luz nos ambientes. A má escolha de materiais acarreta em elevação na conta de energia, devido a despesas com ar-condicionado, comprometendo a etiquetagem ambiental de uma edificação.

Para mudar, Florianópolis conta com um bom exemplo europeu: Copenhague, na Dinamarca. A cidade quer ser o primeiro município no mundo a neutralizar as emissões de carbono e a estratégia da prefeitura dinamarquesa para zerar a conta ambiental é simples: planejamento urbano, expansão consistente do transporte público e elevadas exigências de eficiência energética para as edificações.

Um dos elementos mais presentes para atender às exigências da prefeitura são os tijolos cerâmicos. Além do isolamento térmico, os tijolos cerâmicos são utilizados por ajudar na qualidade do ar interno, devido à sua porosidade e características físicas próprias da argila. Não há soluções mágicas: a legislação, o comprometimento dos setores produtivos, a escolha consciente dos consumidores e o envolvimento de toda a sociedade civil são os alicerces da construção de edifícios e de um futuro mais verde.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *