Alça de Contorno: licença ambiental trava início das obras
21/11/2012
III Recicla Bem Floripa
21/11/2012

Mergulhos mais sadios

A um mês do início da temporada de verão, Fatma aponta os pontos impróprios do litoral de SC e, segundo o relatório, eles diminuíram

Aum mês do verão, análises nas águas do litoral de Santa Catarina apontaram que a temporada de praia começa com 41 pontos impróprios para o banho, dos 195 analisados em 500 quilômetros de faixa litorânea.

Em Florianópolis, a qualidade da água foi considerada insatisfatória em 14 pontos. Os dados são do primeiro relatório de balneabilidade divulgado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) na última semana.

De acordo com o gerente de Pesquisa e Análise da Qualidade Ambiental da Fatma, Haroldo Tavares Elias, este resultado é positivo, considerando que no mesmo período do ano passado, 57 pontos foram apontados como impróprios em todo o Estado. Florianópolis, tinha 25 pontos insatisfatórios antes do início da temporada passada.

Além da redução de pontos em Florianópolis e Bombinhas, o Litoral Norte também melhorou em relação a 2011. No Sul, no balneário Arroio do Silva, onde quatro pontos são monitorados, um deles era considerado preocupante por sempre aparecer como impróprio.

Neste relatório, porém, a Foz do Arroio do Silva aparece como própria para o banho. Uma surpresa que não se repetiu em Barra Velha. Lá, três dos quatro pontos estão impróprios, incluindo a Lagoa da Barra Vela que, há 10 anos, recebe esta classificação.

Em 10 anos, os mesmos 14 locais imprórios

Ao todo, Santa Catarina apresenta 14 pontos considerados críticos. Segundo Elias, esses locais são os que, nos últimos 10 anos, apareceram como impróprios em 90% das análises.

Destes 14, oito não foram próprios em nenhum monitoramento. Só Florianópolis, reúne seis deles, como a praia da Beira-Mar Norte.

De acordo com a Fatma, este relatório foi o último mensal antes da temporada. A partir desta semana, os balanços serão divulgados todas as sextas-feiras. A Pesquisa de Balneabilidade analisa as águas de cada balneário e determina se estão próprias ou impróprias para o banho. Isto é, se estão contaminadas ou não por esgotos domésticos.

A existência de esgoto é verificada através da contagem da bactéria Escherichia Coli presente nas fezes de animais de sangue quente, que podem colocar em risco a saúde dos turistas e da população local.

Saiba mais:

41 é o número de pontos impróprios para o banho dos 195 analisados pela Fatma nos 500 quilômetros do litoral de SC.

57 foram os pontos apontados inadequados para o mergulho no mar, no ano passado, no mesmo período.

(DC, 21/11/2012)

Fatma divulga Relatório de Balneabilidade

A temporada mal começou e o sinal vermelho já foi acionado para os banhistas. A FATMA divulgou mais uma edição do Relatório de Balneabilidade, apontando as condições da água do mar para banho ao longo do litoral de Santa Catarina. Durante levantamento 195 pontos ao longo da costa catarinense foram analisados.

Os resultados das análises das amostras coletadas pelos técnicos mostram que 41 pontos estão impróprios no Estado. Na capital, dos 65 pontos avaliados, 14 estão impróprios, sendo Canasvieiras o ponto de maior preocupação. “O trecho do trapiche é um ponto de risco devido ao rio que desemboca por ali”, declarou o gerente de Pesquisa e Análise da Qualidade Ambiental da FATMA, Haroldo Tavares Elias. Além disso, pontos na Lagoa da Conceição e nos Ingleses na capital, e Balneário de São Miguel, em Biguaçu, foram apontados pelo órgão como problemáticos.

O relatório que aponta um grau de impropriedade da ordem de 21,02% no Estado e de 21,53% na Capital, segundo Haroldo, é agravado pela falta de saneamento básico em todo estado. “O número de pessoas que não têm essa preocupação ainda é muito grande. Apesar dos investimentos feitos pelo poder público, é preciso uma ação maior por parte desse setor e na conscientização da população”, lembrou ele. O relatório completo pode ser visto no site da FATMA (www.fatma.sc.gov.br).

(ND, 21/11/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *