Os exemplos que Florianópolis poderia seguir para atender melhor os ciclistas
05/11/2012
Obras públicas em São José param por falta de recursos
06/11/2012

Por iniciativa do Instituto Voluntários em Ação e do Instituto Comunitário da Grande Florianópolis começa hoje, no Centro Integrado de Cultura (CIC), na Capital, o seminário Social Good Brasil (SGB), um evento inédito no país, cujo objetivo é apresentar e discutir ideias e tecnologias para a transformação social. Criado nos Estados Unidos, o conceito de Social Good (Bem Social) ensina como utilizar as novas tecnologias e o pensamento inovador para apoiar causas e resolver problemas na sociedade. O seminário traz a Santa Catarina um elenco de palestrantes internacionais especializados em novas tecnologias, mídias sociais, branding e inovação. Palestrantes brasileiros, reconhecidos nesta fascinante área do conhecimento, também participarão.

No público, líderes comunitários, voluntários, profissionais autônomos, estudantes, representantes de organizações não governamentais e entidades de fomento e pesquisa. Todo o evento será transmitido ao vivo através da internet. Evidenciam-se tanto a importância quanto o alcance da iniciativa.

Segundo os organizadores, os números da inclusão digital no Brasil sublinham a importância do seminário para o país: mais de 81 milhões de brasileiros estão conectados à internet, 47,5% dos quais a utilizam habitualmente, e mais de 50 milhões integram-se à rede do Facebook. Ferramentas de importância ímpar para disseminar a cultura da inovação aplicada à solução de problemas sociais e à melhoria da qualidade de vida das populações.

Neste contexto, Florianópolis também se destaca. Conforme a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia, mais de 600 empresas voltadas à inovação e à tecnologia, além de duas incubadoras, que já oferecem quase 6 mil empregos diretos, funcionam na Capital. Eis aí um dos motivos pelos quais a cidade foi apontada entre as 10 mais dinâmicas do mundo pela revista norte-americana Newsweek e é a primeira capital do país em inclusão social, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas.

Para uma das promotoras do SGB, Fernanda Bornhausen Sá, que comanda o Instituto Voluntários em Ação, “a tecnologia é um meio para um fim maior. A rede é feita de pessoas e são elas que estão transformando a sociedade, a cada minuto, com microações que, juntas, se tornam grandiosas”. Este é o objetivo do evento, que começa logo mais, às 19h, no CIC: abrir atalhos para a construção de sociedades mais inclusivas, mais humanas, mais justas, mais felizes.

(Opinião, DC, 06/11/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *